No início da manhã de hoje (5), técnicos administrativos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fecharam a avenida Perimetral, em frente ao prédio da Ufra, em Belém. Eles usaram sacos de açaí como barreiras e paralisaram o trânsito no local. Os manifestantes já liberaram a pista.

Os técnicos, que estão em greve desde o último dia 6, fazem parte de uma mobilização nacional que abrange 47 das 52 universidades federais brasileiras.

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Federais (Sindtifes), Raimundo Pinheiro, o dia 5 foi escolhido porque seria o dia em que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, iria receber os representantes da classe para uma rodada de negociações.

Mas, mesmo a reunião sendo adiada para amanhã, os servidores resolveram continuar a manifestação hoje. O coordenador informa que os alunos vão ter aulas nos outros dias, mas que eles estão sendo prejudicados. “Os professores precisam usar laboratórios, os alunos precisam usar a biblioteca e todos de um jeito ou de outro dependem do técnico”.
Eles reivindicam uma série de melhorias para a classe, entre elas a execução de concursos para a área, a não privatização do Hospital Universitário, melhorias no plano de cargos e salários e a não aprovação da lei que congela os salários por dez anos dos funcionários públicos. (DOL, com informações do Diário do Pará)

Atualizada às 9h40

MAIS ACESSADAS