Dez menores assistidos com medidas socioeducativas pela Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) participaram, no mês de junho, de um curso de marcenaria ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além de aprender um ofício, com o curso esses jovens passam a integrar um cadastro mantido pela entidade que os encaminhará ao mercado de trabalho, de acordo com a demanda nessa área. Um dos concluintes, por exemplo, já tem duas propostas de trabalho em marcenaria. Esta primeira etapa da capacitação ofertada pelo Senac habilita os participantes na modalidade qualificação. As próximas etapas contemplam os módulos de aprendizagem e treinamento.
O curso de Marcenaria, que tem duração de 160 horas (cerca de dois meses), foi iniciado com dinâmicas, integração de grupo e aulas teóricas sobre os materiais utilizados na fabricação dos móveis, como o MDF (muito utilizado atualmente pelas grandes fábricas moveleiras), MDP, cedro rosa, angelim pedra, laminados de madeira e de plástico e papel contact para acabamento, conforme a peça produzida. Antes das práticas, o aluno também conhece cada equipamento e ferramenta utilizado no processo de produção.
O professor Antonio Silva, que dá aulas de marcenaria há 24 anos no Senai, afirma que o curso garante aos alunos uma boa noção da produção moveleira, habilitando-o a desenvolver o que aprendeu no dia a dia. “Aqui nós desenvolvemos ações de competência, de acordo com o grau de aprendizagem do aluno. Lá fora ele vai trabalhar com ações mais complexas, aprendendo, com isso, a desenvolver as habilidades que a profissão requer”, explica o professor.
O curso de marcenaria de móveis representa uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Pelo menos para o jovem A. M, B., 18 anos, que vê nessa capacitação uma boa oportunidade de se profissionalizar. “Não era o que eu queria pra mim, mas eu gostei do trabalho que fizemos e agora pretendo continuar”, afirma. Na avaliação final, os alunos receberam médias entre 8 e 9, consideradas boas pelo professor Antonio Silva. A certificação do curso acontecerá em agosto.
(Ascom Funcap)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar