Após passar 12 horas lutando para sobreviver no rio do canal de acesso ao Porto de Santana (AP), 32 passageiros de uma embarcação que naufragou na noite da última segunda-feira foram resgatados por um Navio Mercante que passava pelo local na manhã de ontem. O barco a motor “Diamante Negro”, que naufragou por causas ainda desconhecidas, fazia o trajeto de Chaves (PA) para Macapá (AP).
De acordo com uma nota encaminhada pelo Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, por volta das 9h30 de ontem, o representante de uma empresa particular informou que um Navio Mercante havia recolhido 32 náufragos nas localidades entre os Estados do Pará e Amapá. Porém, posteriormente, mais duas pessoas que nadaram até a margem foram resgatadas.
RESGATE
Segundo o comandante da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), Marcelo Rezende, após o aviso, foram encaminhadas lanchas da CPAP para fazer o resgate dos náufragos e até o final da tarde de ontem, 34 pessoas teriam sido resgatadas. “Existem pessoas desaparecidas, mas não sabemos quantas. Não sabemos quantas pessoas estavam no navio”, afirma. “Já temos embarcações efetuando buscas a 60km ao Norte de Santana”.
Apesar de abaladas com o que aconteceu, ele afirma que todas passam bem. “O estado de saúde delas é bom, mas algumas estão mais debilitadas pelo tempo em que ficaram no rio”, garantiu.
De acordo com ele, dentre as pessoas que se salvaram e que estão em Macapá recebendo atendimento, está o comandante da embarcação. “Ele não sabe informar o que teria acontecido”. Segundo o comandante, as causas do acidente só poderão ser identificadas após o término do inquérito que foi instaurado para investigar o caso. “O Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação tem até 90 dias para término”.
Apesar disso, a nota encaminhada pelo Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil afirma que “de acordo com o depoimento do Mestre da embarcação, 8 pessoas permanecem desaparecidas”.
O naufrágio é o primeiro registrado na área de atuação da CPAP desde fevereiro de 2010. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar