plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Emater em Abaetetuba fomenta a piscicultura

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pa) no município de Abaetetuba prepara para o dia 10 de agosto um curso de fabricação de ração caseira para piscicultores familiares. O objetivo é atender 40 famílias de produto

twitter Google News

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pa) no município de Abaetetuba prepara para o dia 10 de agosto um curso de fabricação de ração caseira para piscicultores familiares. O objetivo é atender 40 famílias de produtores em subsistência alimentar, que realizam o cultivo de peixes no sistema extensivo. O curso será realizado na comunidade Murutinga, a partir das 8 horas e atenderá produtores do grupo de piscicultura da localidade.

A iniciativa partiu do Engenheiro Agrônomo Flávio Ikeda, extensionista rural da empresa, a pedido da própria comunidade rural. “Eles possuíam a demanda e agora estão sendo atendidos por nós, técnicos da Emater de Abaetetuba”, ressaltou. Espera-se conseguir a utilização da ração alternativa a partir do terceiro mês de cultivo, onde se utiliza somente ração em pó. E em sistemas extensivos de cultivo até o oitavo mês espera-se utilizar a ração alternativa.

Os ingredientes que constituem a ração alternativa são raspas de mandioca e macaxeira, folhas de mandioca (secas na sombra), milho, frutas de época (jambo, caju,ameixa, castanha do pará, muruci, buriti e açaí), farelos de trigo, coco verde, farelos de arroz, entre outros. Para Farache é fundamental alguns cuidados especiais com produtos utilizados para que esses não percam a composição nutricional.

A comunidade de Murutinga é também acompanhada pelo Técnico em Pesca, Leonardo Rodrigues, já que são desenvolvidas atividade de piscicultura. Atendendo também os produtores das comunidades vizinhas como Curuperê-Miri, Comunidade Vasco e Colônia velha. No grupo a ser beneficiado em Murutinga estão os agricultores familiares: Pedro da Costa Albuquerque (4 membros da família), Sebastião Alves Gomes(5 membros da família), Francisco Evaldo C. Magalhães( 5 membros da família), Elias das Passos (4 membros da família), Raimundo Nonato (5 membros da família) e Leonel dos Santos (5 membros da família): totalizando 6 produtores diretos e 25 indiretos. No mesmo dia será realizada uma demonstração técnica sobre a biometria- técnica de medição e pesagem dos peixes como metodologia de acompanhamento do crescimento zootécnico dos animais.

As inscrições para participar do curso ainda podem ser feitas no escritório local da Emater do município de Abaetetuba. Informações pelo telefone (91) 3751-2338. (Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias