plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sagri quer agilizar votação da Lei de Produção

A legislação que rege as normas da produção artesanal no Pará poderá ser votada ainda neste ano, pela Assembleia Legislativa. Em reunião com o presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, pediu que seja ac

twitter Google News

A legislação que rege as normas da produção artesanal no Pará poderá ser votada ainda neste ano, pela Assembleia Legislativa. Em reunião com o presidente da Alepa, Manoel Pioneiro, o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, pediu que seja acelerada a tramitação do projeto de lei, já encaminhado pelo governador Simão Jatene para votação, devido à grande importância econômica e social da produção artesanal no Pará. A minuta do projeto foi elaborada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

A lei dispõe sobre normas de licenciamento, registro e comercialização de produtos artesanais. O comércio de produtos artesanais comestíveis, de origem animal e vegetal, é ilegal pela inexistência de uma fiscalização que garanta sua qualidade. Nesta categoria estão incluídos frutas, iogurtes, mel, ovos, tucupi, doces, hortaliças etc. Além do controle da qualidade, a regulamentação proporcionará a capacitação dos produtores, o aprimoramento das boas práticas de produção e o uso de equipamentos adequados de manipulação.

A legislação específica estabelece, ainda, critérios para aquisição da matéria prima e permite a introdução do produto artesanal na escala comercial. Com a regulamentação, os produtores rurais terão garantia de venda para seus produtos, e estes ganharão um padrão de identidade regional. “Como resultados imediatos, teremos a redução da clandestinidade e produtores mais qualificados”, afirmou Hildegardo Nunes.

O deputado Manoel Pioneiro se comprometeu a agilizar a tramitação do projeto de lei nas comissões da Alepa e articular com as lideranças partidárias, para que o projeto seja votado ainda neste período legislativo.
(Sagri)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!