Após funcionários e pacientes reclamarem de estalos e rachaduras no PSM da 14 de Março, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal realizaram uma coletiva ainda na manhã de hoje (13) para esclarecer sobre os problemas. As fissuras seriam no primeiro e segundo piso do prédio anexo ao hospital onde funcionam a enfermarias.
Ao saber da situação a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, recomendou a remoção dos pacientes para outras áreas do Pronto Socorro, e solicitou a presença da Defesa Civil do Município assim como do Corpo de Bombeiros. Após a visita a técnica realizada pelo Subtenente Márcio Martins, engenheiro responsável pelo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros e a arquiteta, Rosário Sá Ribeiro responsável pela área técnica da Defesa Civil, na manhã de hoje, verificou-se que não há indícios de comprometimento da estrutura e que os pacientes não corriam risco.
De acordo com o subtenente, que avaliou a estrutura, o prédio não oferece risco de desabamento. “Não se caracteriza uma situação em que tenha que ser feita a desocupação imediata, nem reparos. Por medida preventiva acionamos o Instituto Médico Legal (IML) para avaliação minuciosa”, disse.
A Defesa Civil Municipal que também avaliou o prédio confirmou as explicações. “Viemos imediatamente para cá, avaliamos e com certeza não há riscos, portanto não é preciso evacuar o prédio. Nosso laudo será fornecido o quanto antes para que a Sesma possa tomar as medidas cabíveis”, afirmou o presidente, Mário Chermont.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, a prioridade foi preservar vidas. ”Nós achamos melhor pedir a assistência do Corpo de Bombeiros para que se fizesse uma avaliação completa no local e que eles fizessem as recomendações necessárias. Também achamos prudente remanejar alguns pacientes para leitos vagos no próprio hospital, e em alguns conveniados. Mas segundo avaliado, não há necessidade de evacuar o prédio, pois as fissuras observadas são pequenas e em uma primeira avaliação não oferecem risco para estrutura do prédio”, explicou.
Sylvia Santos informou ainda que seguirá a orientação que for dada pelos órgãos de segurança competentes. “A partir dos laudos tomaremos as medidas necessárias. O prédio anexo foi inaugurado há um ano e a obra é autorizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Mesmo com a avaliação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, nós solicitamos uma vistoria completa do Instituto Médico Legal e da empresa Paulo Brígido Engenharia, explicou Sylvia Santos.
A secretária de saúde esclareceu ainda sobre boatos de que haveria outros pontos de fissuras e desabamento no HPSM da 14. “É importante esclarecer ainda que não há outros pontos de fissuras e nem de desabamento no prédio como foi noticiado. O prédio está em boas condições e não oferece risco para os pacientes e funcionários. Definimos com o Tenente Coronel Almeida, coordenador-adjunto da Defesa Civil do Estado, que faremos reuniões de esclarecimentos com todos os funcionários e a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para tranqüilizarmos pacientes e servidores” concluiu. Após o fim da vistoria o Pronto Socorro voltou a funcionar normalmente e os pacientes removidos retornaram aos leitos desocupados.
Hoje estão internados 213 pessoas no HSPM da 14 de Março, que atende em média de 350 a 400 pessoas diariamente. O HSPM possui 228 leitos dos quais 62 se encontram na área inspecionada. (DOL com informações da Sesma)
Leia também
Rachaduras provocam correria no PSM da 14 de Março
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar