Nesta sexta-feira, 23, o município de Tucuruí, no sudeste paraense, ganhará um Núcleo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, como extensão da Unidade Regional de Marabá, que descentralizou seus serviços para atender aquela região. Os moradores da cidade e agrovilas, além de municípios vizinhos, não precisarão mais se deslocar a Marabá para fazer suas perícias.
O núcleo foi concebido em parceria com a Prefeitura Municipal de Tucuruí, que reformou e adaptou um imóvel. O CPC Renato Chaves que instalou equipamentos, contratou funcionários e custeará o funcionamento da máquina, atendendo a população com serviços do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC).
O IML disponibilizará os serviços de Perícia no Vivo como lesão corporal e crimes sexuais, além de Perícia no Morto, com os trabalhos de Necrópsia e remoção cadavérica. O IC oferecerá as perícias de Local de crime contra a vida, Dosagem Alcoólica e Constatação e definitivo de drogas, para fins de flagrante.
Segundo o Diretor Geral do CPC Renato Chaves, Tucuruí terá acesso a todas as perícias do Centro. “Disponibilizaremos todos os nossos serviços. Aquelas perícias que não estiverem disponíveis no núcleo serão solicitadas à nossa sede, em Belém, que deslocará perito específico ao município. Ou seja, podemos executar a perícia no Núcleo, na Unidade Regional de Marabá ou na capital”, explica.
A inauguração contará com a presença do Governador do Estado, Simão Jatene; do Prefeito Municipal de Tucuruí, Sancler Ferreira; do Secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha; do diretor geral do CPC, Orlando Salgado Gouvêa; do coordenador das Unidades Regionais do CPC, Alexandre Ferreira; além de outras autoridades municipais. Com a inauguração, o governo do Pará dá mais um passo em direção à garantia de segurança pública de qualidade e promoção social no interior do Estado.
Estrutura: O núcleo de Tucuruí está equipado com sala de necrópsia, consultórios médicos, Laboratório de Criminalística, maletas de locais de crime e viaturas para remoção de cadáveres e deslocamento de peritos. Atuarão no município Médicos Legistas, Peritos criminais, auxiliares técnicos de perícia e assistentes administrativos. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar