As canetas a laser - ou "laser points"- facilmente encontradas à venda e que emitem luz a partir de um único ponto podem oferecer riscos à saúde.
De acordo com especialistas, o estrago é feito quando a luz dirigida atinge o olho humano sem qualquer proteção, causando lesões e, em situações mais graves, até mesmo cegueira.
Nos estádios é frequente o uso das canetas de laser por parte dos torcedores na tentativa de confundir os jogadores do time concorrente. No jogo de hoje entre Brasil e Argentina a partida foi paralisada duas vezes pela utilização desse tipo de raios contra os jogadores da seleção argentina.
No momento da cobrança de um escanteio a vítima foi o goleiro argentino. O juiz paralisou o jogo até que a luz deixasse de ser apontada para o jogador.
PUNIÇÕES
Na final da Copa do Brasil 2011, entre Vasco e Coritiba, seis torcedores foram flagrados utilizando este equipamento. Eles foram retirados do jogo e condenados a prestar 16 horas de serviço comunitário.
A decisão estava baseada no Estatuto do Torcedor, que prevê de 1 a 2 anos de prisão e multa para quem incentivar a violência ou causar tumulto dentro do estádio.
Os clubes também podem ser punidos pelo comportamento da torcida.
(Luana Laboissiere/DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar