A população com mais de 65 anos cresce no Brasil, mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados do Censo 2010, enquanto a faixa da população com idade até 25 anos diminuiu no país, o crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou para 7,4% em 2010.
No Brasil, o número de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhões. O Pará acompanhou essa tendência. Em 2000, os idosos correspondiam a 356.563, ou 5.75% da população. Em 2010, esse número quase dobrou, passando para 603.379, ou 8% da população. O aumento corresponde a 70% em apenas uma década. Em Belém, a terceira idade pulou de 88.860, em 2000, para 148.202, em 2010.
“Mas o envelhecimento da população não vem acompanhando o bem-estar dos idosos. Maus tratos e descaso são, infelizmente, parte do cotidiano dessas pessoas”, afirma a diretora da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sylvia Santos.
Desde o último dia 26, a Sesma vem organizando uma série de atividades voltadas para a terceira idade. O evento marca o Dia do Idoso, comemorado hoje. Ontem pela manhã, foram organizadas na Praça Batista Campos atividades voltadas para conscientização e valorização do idoso, como apresentação de peças de teatro, músicos, grupos de terapia ocupacional e exposição de artesanato. Leia mais no site do Diário do Pará...
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Caminhada “ O Compromisso de Todos pelo Envelhecimento Digno”
A programação da semana do idoso continua hoje, com uma caminhada que começa às 8h, na Praça da República, e segue até a Batista Campos. O exercício será em defesa do envelhecimento digno. Na Praça Batista Campos, ocorre a entrega do Prêmio “Personalidade Idosa em Destaque”.
8h – Saída da Caminhada
9h30 – Chegada da caminhada na Praça Batista Campos
10h – Apresentação do projeto Despertar na 3ª idade, da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Sejel)
Apresentação do grupo de música Zoé Gueiros da Fundação Papa João XXIII (Funpapa)
Desfile de moda dos idosos da UMS Telégrafo
11h – Entrega do prêmio “A pessoa idosa em foco” nas categorias: mais alegre, mais solidária mais participativa, exemplo de superação para os idosos do Programa Saúde do Idoso
11h30 – Sorteio de prêmios para os idosos presentes no evento
12h – Encerramento da semana
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar