A Receita Federal liberou a consulta ao 5º lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física referente aos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008. O valor da restituição estará disponível na conta corrente do contribuinte a partir da próxima segunda-feira. Serão creditadas restituições para 2,6 milhões contribuintes em todo o país, totalizando R$ 2,4 bilhões, o maior lote de restituições da história, corrigidas pela Selic (taxa básica de juro) de 5,93%, acumulada entre maio e outubro.
No Pará, 41.343 contribuintes serão restituídos, somando um valor de quase R$ 49 milhões. As consultas já podem ser feitas por meio do site da receita ou pelo telefone 146. A Receita Federal praticamente liberou todas as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 dos contribuintes que enviaram o documento dentro do prazo. Nos próximos lotes, com raras exceções, estarão apenas as declarações das pessoas que deixaram a entrega para os dois últimos dias. Para os contribuintes que fizeram ou ainda vão fazer a retificação, a previsão é que eles sejam incluídos no último lote, a ser liberado em dezembro.
“O contribuinte que ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda precisa ir à página da Receita Federal na internet e verificar o extrato para ver se não existem pendências. Se existirem, é preciso fazer a retificação o quanto antes”, destacou Luiza Maria Rodrigues Pinto, supervisora do Programa do Imposto de Renda.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF, no site da receita.
SITE
As consultas já podem ser feitas por meio do site da receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 146. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar