A Operação Dia das Crianças, do Imetropará, fiscalizou 12.906 itens, entre brinquedos, mamadeiras, chupetas, produtos têxteis e outros, na Grande Belém.
Entre os produtos têxteis (peças de vestuário), 3.447 foram aprovados e 53 reprovados. Entre os demais produtos fiscalizados, 626 foram reprovados.
No interior do Estado, a operação já percorreu sete municípios paraenses: Breves, Melgaço, Portel, Curralinho, Bagre, Oeiras do Pará e São Sebastião. Atualmente as equipes estão em Soure e Salvaterra.
No interior foram feitas 20 notificações – quando há apreensão de produtos e multa – e 20 interdições – quando um lote não pode ser comercializado, mas pode ser regularizado. Normalmente o lote é interditado por algum problema de fácil solução.
Foram apreendidos cerca de 200 brinquedos entre bolas, carrinhos e outros, que serão destruídos por estarem irregulares e oferecerem risco às crianças. Os problemas mais freqüentes são a falta de indicação da idade adequada da criança, ausência do selo de certificação do Inmetro, do nome do fabricante ou importador e de informações em língua portuguesa.
A operação começou dia 15 de setembro. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar