A previsão do tempo para este fim de semana na região metropolitana de Belém é de que a temperatura volte a aquecer, com mínimas entre 21 e 23 cº e máximas de 31ºc a 33cº. Podem ocorrer pancadas de chuvas em locais isolado, mas nada que possa comprometer o surgimento do sol pela manhã e tarde, tanto hoje como amanhã.
O Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que outubro ainda continua sendo o mês com menos chuva em Belém. De ontem até o dia 29, a concentração maior das chuvas vai atingir as regiões sul e oeste do Pará.
O Inmet informou ainda que devido ao fenômeno El Niño, existe a possibilidade da antecipação do período chuvoso em Belém. “Esta antecipação pode acontecer de janeiro para o inicio de dezembro”, explicou José Raimundo, coordenador do Inmet.
Segundo ele, no último dia 20, Belém foi tomada por uma zona de convergência de umidade, que ficou estacionada por mais de 24h. “Este fenômeno aconteceu devido a uma frente fria que veio do sul da Bahia e estacionou na região do Estado do Pará, provocou a mudança na rota do vento e nuvens muito altas. Geralmente estas nuvens são carregadas de gelo e atingiu todo o Estado”, explicou.
José Raimundo informa que este fenômeno é incomum e que a região mais afetada foi a de Salinópolis. “Só ontem (anteontem) choveu 7.6 mm em Salinas”.
Para a vendedora autônoma, Thayana Alves (23), a chuva do dia 20 provocou prejuízos. “Não estávamos esperando tanta chuva e muito frio. Isso atrapalhou nas vendas, fora a falta de luz em vários pontos de Belém”. Já para o vendedor de guarda-chuvas, Emerson José, a chuva veio em boa hora. “As vendas foram ótimas. Vendemos bastante guarda chuvas”. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar