plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

OAB publica acórdão sobre intervenção

O Diário Oficial da União publicou, ontem (26), o acórdão da reunião do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada no domingo passado, quando, por 22 votos a quatro, foi determinada a intervenção federal na seccional da OAB/PA. A i

twitter Google News

O Diário Oficial da União publicou, ontem (26), o acórdão da reunião do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada no domingo passado, quando, por 22 votos a quatro, foi determinada a intervenção federal na seccional da OAB/PA. A indicação dos nomes dos interventores só poderia acontecer após a publicação do acórdão. Segundo a assessoria da OAB nacional, a divulgação dos nomes deverá ocorrer nos próximos dias.

O documento publicado relata a gravidade dos fatos antecipados pelo DIÁRIO em uma série de reportagens que culminou no pedido de intervenção.

Segundo o Conselho Federal da OAB, há indícios da “prática de estelionato e do crime de falsidade de documento público”. “A despeito de não se equipararem a agentes públicos, os dirigentes da OAB não podem se valer dessa condição como forma de imunidade para prática de condutas aéticas e ímprobas, estando obrigados a agir exemplarmente, inspirados nos mesmos princípios constitucionais orientadores das normas àqueles aplicáveis”, prossegue o documento.

Para o Conselho, ocorreu violação de condutas dos dirigentes afastados, previstas no Estatuto da OAB e no Regulamento Geral da entidade. “Indícios veementes de violação de condutas ético-disciplinares prescritas nos incisos IX, XVII e XXV do art. 34 do EAOAB pelos envolvidos. Patente violação ao art. 48 do EAOAB e dos arts. 48 e 53 do RGEAOAB”, reforça o documento.

O acórdão, assinado pelo vice-presidente da OAB nacional, Alberto de Paula Machado, que presidiu a sessão extraordinária de domingo, e pelo relator, conselheiro federal Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, ressalta que ocorreram “fatos graves que abalaram a credibilidade e honorabilidade da OAB, revelando dano ao maior patrimônio da instituição”.

Serão designados cinco interventores que vão dirigir a OAB do Pará pelos próximos seis meses. De acordo com um conselheiro ouvido pelo DIÁRIO, é possível que não ocorra indicação de membros paraenses da Ordem, para evitar “confrontos maiores do que os que já ocorreram”. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!