plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professor diz que desigualdade está caindo

A grande concentração de renda é uma herança da forma como se deu o desenvolvimento brasileiro. Segundo o professor do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Luis Carlos Prado, essa diferença já vem caindo ano após ano, e

twitter Google News

A grande concentração de renda é uma herança da forma como se deu o desenvolvimento brasileiro.

Segundo o professor do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Luis Carlos Prado, essa diferença já vem caindo ano após ano, e a tendência é que continue assim.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a parcela dos 10% com maiores rendimentos ganhava 44,5% do total nacional.

Prado afirma que o número ainda é muito alto quando comparado com nações desenvolvidas, ou até mesmo com vizinhos, como Argentina e Uruguai. Para ele, uma mudança profunda passa, necessariamente, pela educação.

Abastecimento de água

O fornecimento de água potável alcançou 91,9% da população urbana e 27,8% da rural.

A rede de esgoto, no entanto, só cobre 32,8% dos domicílios na Amazônia e cerca da metade dos imóveis no nordeste e nas regiões do interior do país.

O conselheiro do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, aponta as parcerias com empresas privadas como uma boa alternativa para melhorar a situação.

Brasileiros no exterior

Ainda de acordo com o Censo 2010, 60% do total de pessoas que deixam o País têm entre 20 e 34 anos, e buscam oportunidades de trabalho, principalmente nos Estados Unidos.

O doutor em geografia humana pela USP (Universidade de São Paulo), André Roberto Martin, explica que os efeitos da crise no cenário internacional não têm um impacto imediato no fluxo migratório. (Band.com)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!