A cerimônia que anunciaria os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Diário do Pará de Publicidade 2011 ainda não havia começado, quando a curiosidade do público já extravasava. Em cada mesa, era possível ouvir questionamentos e opiniões sobre quais das 54 peças publicitárias selecionadas dentre os anúncios publicados desde março de 2011 no DIÁRIO levariam para a casa o troféu Uirapuru e ainda garantiriam a participação no Festival Internacional de Cannes de 2012. A curiosidade mantida até o início do evento foi quebrada quando, em meio a uma trilha sonora de suspense, foram anunciados os seis ganhadores da noite.
Na categoria Institucional, o troféu foi para a Agência Griffo, com a peça “O Brasil inteiro viu: o Pará também é Brasil”, feita para o Governo do Estado do Pará. A referência ao episódio em que a torcida paraense emocionou o Brasil ao cantar o hino nacional no jogo da seleção brasileira de futebol em Belém foi a inspiração. “Nós trabalhamos com uma marca que vende conceitos e temos o compromisso de trabalhar sempre com a verdade e é isso que a gente premia”, disse o diretor e proprietário da agência, Orly Bezerra. “Esse prêmio é o resultado de um grande evento que foi o jogo do Brasil em Belém”.
Já na categoria Varejo, a Mendes Comunicação levou o troféu para casa, com a peça “Você sempre na moda”, feita para as lojas Magazan. Para Oswaldo Mendes Filho, a premiação representa, acima de tudo, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela agência ao longo dos anos. “O prêmio é uma demonstração de que aquele produto chega ao consumidor com qualidade. E isso é um estímulo à criatividade, isso é natural”.
Para o diretor presidente do DIÁRIO, Jader Filho, esse estímulo foi, e continua sendo em sua segunda edição, o principal motivador da criação do Prêmio. “É nítido que o número de agências que se classificaram neste ano cresceu bastante em relação às que se classificaram no ano passado. Com isso, percebemos que outras agências se mexeram e se mobilizaram e isso era o principal objetivo do prêmio”, disse. “Mas não esperávamos que essa maior participação acontecesse tão rápido. Isso mostra a capacidade de nossas agências, que são reconhecidas não apenas aqui, mas nacionalmente”, disse, depois de revelar ao público que os números da votação foram apertados.
Vencedores vão participar de Festival em Cannes
Além de levar para a casa o troféu Uirapuru, os vencedores da 2ª edição do Prêmio Diário do Pará de Publicidade ainda terão a oportunidade de concorrer no Festival de Publicidade de Cannes, o maior festival de publicidade do mundo, que será realizado em junho de 2012.
De acordo com o gerente comercial do DIÁRIO DO PARÁ, Nilton Lobato, a premiação inclui o pagamento de todas as despesas de inscrição das agências vencedoras ao festival. “Os dois primeiros lugares recebem uma viagem com tudo pago para participar do festival que é o mais importante do segmento publicitário”, lembrou. Mais do que um desejo, para Orly Bezerra, da Griffo, vencedora da categoria institucional, a possibilidade de participar do festival é um sonho. “Cannes é sempre um sonho e agora, é mais que um sonho, é uma realidade”. Já para o proprietário da Mendes Comunicação, Oswaldo Mendes Filho, a ida a Cannes possibilitará que a agência se prepare para participar mais vezes do festival. “Nós já havíamos participado há muitos anos e essa é uma oportunidade de voltarmos”, disse. “A expectativa é muito boa"
Estímulo ao talento
Pioneiro no Estado do Pará, o Prêmio Diário do Pará de Publicidade, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas agências paraenses diariamente nas páginas do DIÁRIO DO PARÁ, tem o objetivo de incentivar a busca da criatividade no segmento publicitário regional. Para o diretor presidente do DIÁRIO, Jader Filho, os benefícios com a iniciativa vão além das agências premiadas e atingem também o público leitor do jornal. “O nível elevado da qualidade das peças que chegam ao leitor é a grande consequência do prêmio. Além de melhorar para o anunciante, o prêmio também premia o leitor e ajuda a girar a economia a partir do momento em que os clientes percebem a qualidade das propagandas”.
Segundo ele, o diferencial do projeto está justamente na seleção dos jurados que avaliaram as peças ao longo do ano. “Os jurados são os próprios clientes, então, são eles que sabem o que é mais interessante para eles. Esse é um ponto alto do projeto”, acredita. “Nós temos buscado investir no Pará e nos seus profissionais e esse prêmio é apenas uma das coisas que criamos para isso”.
Para o diretor geral do grupo RBA, Camilo Centeno, o prêmio possibilita que a publicidade paraense seja bem representada pelos vencedores. “O concurso durou o ano inteiro e esse é o momento do reconhecermos os trabalhos dessas agências, para que todas possam festejar o grande ano que tivemos na publicidade”, destacou.
VENCEDORES
1º lugar
Categoria: Institucional
Título: “O Brasil inteiro viu: o Pará também é Brasil”
Cliente: Governo do Pará
Agência: Griffo
Categoria: Varejo
Título: “Você sempre na moda”
Cliente: Lojas Magazan
Agência: Mendes Comunicação
OUTROS VENCEDORES
VAREJO
2º: Agência Galvão Comunicação, com a propaganda “A perfeição não existe, mas chega bem perto”, para as lojas Epidemia.
3º lugar: Agência Galvão Comunicação, com a propaganda “Não passe em frente. As galerias vão querer expor você”, para as lojas Epidemia.
INSTITUCIONAL
2º lugar: Agência Eko, com a propaganda “Quem planta, colhe”, para a Prefeitura Municipal de Paragominas.
3º lugar: Agência Ivo Amaral Publicidade, com a propaganda “Para reduzir os impactos do meio ambiente, o Líder também precisa de sua energia”, para a rede de supermercados Líder.
(Diário do Pará)
>> Atualiazada à 1h06
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar