plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sespa avaliará controle da malária no Pará

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica, a Coordenação Estadual de Malária, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), no auditório do hotel Beira Rio, a "II Oficina de Avalia

twitter Google News

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica, a Coordenação Estadual de Malária, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), no auditório do hotel Beira Rio, a "II Oficina de Avaliação do Programa de Controle da Malária no Estado do Pará". O encontro reunirá diretores e coordenadores de endemias da 1ª a 6ª Regional de Saúde, além da 8ª e da 11ª a 13ª Regional, localizadas nas regiões onde se concentra parte dos municípios prioritários para o controle da malária. Também participam do encontro os secretários municipais de Saúde dos municípios que abrangem estes Centros.

Entre os trinta participantes estão os municípios de Breu Branco (região sudeste), Cachoeira do Piriá (região nordeste), Afuá (extremo-norte), Baião (norte e leste), Cumaru do Norte (região sul), Marabá (sudeste), Anajás (extremo norte), Maracanã (nordeste) e demais.

Durante a oficina serão apresentados os municípios que estão sob vigilância epidemiológica e abordados temas diversos, como as dificuldades e estratégias complementares para o controle da malária em áreas consideradas de risco. Serão avaliados também os indicadores de outras oficinas realizadas neste ano, para saber o que avançou e o que precisa mudar para melhorar as ações de controle.

Os profissionais assinarão um termo de compromisso sobre o uso de microscópios, motos e rabetas(pequenas embarcações motorizadas), que vão auxiliar nas ações de combate à malária. Eles também serão orientados sobre o uso dos primeiros 60 mil mosquiteiros doados pelo Estado aos municípios mais atingidos pela doença, a fim de reduzir a contaminação pela picada do mosquito.

No Pará, em 2010 foram registrados 108.725 casos de malária. De janeiro a novembro de 2011, o Estado registrou 114.609 ocorrências. De acordo com a Coordenação Estadual de Controle da Malária, apesar de ainda serem considerados de risco, houve redução dos casos nos municípios de Anajás, Jacareacanga, Oeiras do Pará, Bagre e Curralinho.

Entre as ações de combate à doença, a Coordenação atua em parceria com os municípios na prevenção, no diagnóstico e na capacitação de profissionais. Segundo Cláudio Cardoso, coordenador Estadual de Controle da Malária, além de medicar é fundamental conscientizar a população sobre a importância de todas as ações preventivas. “É imprescindível que o paciente comece o tratamento da doença até no máximo 48 horas após o contágio”, afirmou.

Recentemente representantes do Ministério da Saúde se reuniram com técnicos da Sespa e das secretarias de Saúde dos municípios envolvidos, para discutir políticas, critérios e recursos sugeridos pelo Programa Nacional de Controle da Malária.

A principal orientação para quem vive nas áreas de risco é a prevenção. As medidas mais indicadas são a instalação de telas em portas e janelas, uso de mosquiteiros e atenção aos horários de maior atividade do mosquito, evitando banhos de rio ao amanhecer e ao por do sol. (Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!