O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, reuniu a imprensa, na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Segup, em Belém, para informar aos jornalistas paraenses como será a atuação do Grupo Especial de Investigação e Combate a Crimes Múltiplos (Gecrim). O grupo foi criado por meio de portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), publicada no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira (12).
O novo grupo de investigação será coordenado pelo delegado da Polícia Civil João Bosco Rodrigues Júnior e ficará vinculado diretamente ao Comitê Integrado de Gestores de Segurança Púbica (Cigesp), que fará o acompanhamento a avaliará o resultado das ações apuratórias do Gecrim. Integram o Gecrim, profissionais de órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e os diversos setores de Inteligência da área de Segurança Pública do Pará).
Durante a coletiva, Luiz Fernandes apresentou à imprensa o coordenador geral do Gecrim e informou que o grupo será formado por dois delegados da Polícia Civil, oito policiais militares, três escrivães da Polícia Civil, oito investigadores e dois peritos do CPC “Renato Chaves”. O grupo vai atuar de forma integrada e complementar, com o objetivo maior de identificar e prender os responsáveis por crimes de caráter múltiplo, especialmente aqueles praticados contra adultos, crianças ou adolescentes, com o registro de várias vítimas e características de chacina.
Ele disse ainda que o Cigesp criou uma Câmara Técnica para dar apoio às atividades que serão desenvolvidas pelo Gecrim. “O foco principal da atuação desse novo grupo é auxiliar a equipe da Divisão de Homicídios na investigação de crimes de alta complexidade. Se for necessário, também iremos resgatar a investigação de alguns casos de grande repercussão na sociedade. O mais importante e o grande diferencial será o trabalho conjunto entre peritos, policiais e agentes da área de Inteligência que, com certeza, dará uma resposta mais imediata a todos esses casos”, frisou o titular da Segup.
A coletiva à imprensa contou, ainda, com a presença do delegado geral da Polícia Civil, Nilton Athaide; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano; do diretor geral do CPC “Renato Chaves”, Orlando Salgado; diretor do Centro Estratégico Integrado, da Segup, Antônio Cláudio Farias; e do diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Roberto Sena. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar