O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, e o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, presidiram ontem (19), o início das atividades da nova Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), em Belém. A unidade está situada no prédio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), que passou por uma reforma para abrigar o novo departamento e, também, a Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH). Representantes de entidades de defesa dos direitos humanos, do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e Fórum Metropolitano do Idoso, entre outras entidades, estiveram presentes no evento. O promotor de Justiça da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Waldir Macieira, representou no evento o Ministério Público do Estado.
Ambas as unidades contam com salas para atendimento ao público no térreo da sede da Dioe, localizada à Rua Avertano Rocha, entre as Travessas São Pedro e Padre Eutíquio. A Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios (DCCD) - que já funcionava na Dioe, mas foi transferida para a sede da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) enquanto a reforma era concluída – ganhou um acréscimo à sua nomenclatura inicial para atender especificamente os casos de crimes contra homossexuais e será dirigida pela delegada Lucinda Antunes. Já a Delegacia Especializada do Idoso, que ficará sob a coordenação da delegada Soranda Nascimento, contará com sala de espera e novas instalações para receber os idosos com mais dignidade, comodidade e privacidade.
A meta da nova Delegacia será garantir um atendimento especializado para que sejam respeitados os direitos e o cumprimento do Estatuto do Idoso. A entrega das novas instalações da Dioe representa o compromisso social do Estado com a segurança pública e com os direitos humanos. Para Zélia Amador de Deus, do Cedenpa, a criação da DEAI é um passo muito importante para a defesa dos direitos dos idosos. "Antes de tudo queremos parabenizar os idosos que tanto contribuíram para a melhoria da sociedade", afirmou. As unidades policiais vão funcionar de segunda à sexta-feira, em horário comercial. O telefone das unidades policiais é (91) 3212-3626. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar