plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Soltar fogos: diversão perigosa

Os fogos de artifício trazem o brilho e hipnotizam a todos com a beleza e o colorido no céu durante as festas de fim de ano, mas o manuseio errado pode representar um perigo para crianças e adultos na hora de acendê-los. De acordo com o Hospital Metropol

twitter Google News

Os fogos de artifício trazem o brilho e hipnotizam a todos com a beleza e o colorido no céu durante as festas de fim de ano, mas o manuseio errado pode representar um perigo para crianças e adultos na hora de acendê-los.

De acordo com o Hospital Metropolitano de Belém (HMB), em dezembro do ano passado, três pessoas foram internadas por queimaduras provenientes de fogos de artifício. Só no dia 1º de janeiro de 2011, quatro pessoas deram entrada por queimaduras graves. Apesar do baixo número de ocorrências, percebe-se a incidência maior dos registros por queimaduras na virada do ano. “Geralmente as pessoas que chegam aqui estão bêbadas e sofreram a queimadura por manipular errado o fogo. Quando se trata de rojão, o problema nem são as queimaduras, e sim a dilaceração”, explica o médico traumatologista José Guatassara, do HBM.

O médico orienta que a primeira medida no caso de queimaduras é lavar o local com água abundante. “Não se deve passar nenhum tipo de unguento ou pomada e também não se deve estourar as bolhas que se formam. É recomendado que se faça uma compressa com um pano quente e se dirija imediatamente ao hospital”, ensina.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Pará é bom sempre verificar se o produto é de uma boa marca, reconhecida no mercado. “Não compre fogos de artifício a granel ou por unidade fora da embalagem original. Siga as indicações do rótulo do produto. Certifique-se que ele contenha na embalagem o certificado de qualidade”, explica o major Alessandro Francês, chefe do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiro Militar do Pará.

Para Bruno Fonseca, gerente de loja de fogos de artifício, as vendas para a virada de ano de 1012 já renderam 10% a mais do que o mesmo período do ano passado. “Sempre vendemos mais no fim do ano. Até mais que no Círio. Este ano foram 150 toneladas de fogos, aproximadamente 10 caminhões cheios de fogos de artifício. Isso porque conseguimos vender no varejo e no atacado também para outras regiões do estado. A cada ano, os produtos melhoram, mas o importante mesmo é seguir as instruções de modo de soltar”. Após os primeiros passos sobre como manusear os fogos, procure soltá-los em um local longe de fiações elétricas e subestações. Não solte em locais fechados, cobertos ou próximos a produtos inflamáveis ou explosivos. (Diário do Pará)

PREVINA-SE
Esteja a 20 metros de distância da detonação dos fogos. Evitar soltá-los próximo ao rosto ou sem proteção para as mãos, de preferência use a base de suporte que vem na embalagem do produto. Em caso de acidentes, recomenda-se a ligação para o 193 ou o 192 (Samu).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!