plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Férias escolares: o segredo é distrair a criançada

A resposta está na ponta da língua. Quando questionada sobre o que mais gosta de fazer quando está de férias, a pequena Luiza Brasil é enfática. “Eu gosto é de brincar”. Há poucos dias do final das férias escolares de final de ano - para muitos alunos de

twitter Google News

A resposta está na ponta da língua. Quando questionada sobre o que mais gosta de fazer quando está de férias, a pequena Luiza Brasil é enfática. “Eu gosto é de brincar”. Há poucos dias do final das férias escolares de final de ano - para muitos alunos de escolas particulares as aulas já iniciam no final deste mês – é preciso muita criatividade para manter a criançada distraída. Shopping, cinema, piscina e as praças da cidade são apenas alguns dos lugares escolhidos por eles para aproveitar as férias iniciadas ainda no ano passado.

Correndo ao lado da prima vinda de Imperatriz (MA) para passar as férias, Luiza era só alegria. As brincadeiras se revezavam entre o escorrega instalado na Praça Batista Campos e entre a ‘amarelinha’ riscada ano chão de areia. “O que eu mais gosto é de brincar de esconde-esconde com ela, mas gosto de vir pra praça”. Diferente da prima, Luana Carolina Brasil não queria muita conversa. A ansiedade para correr em volta dos brinquedos era maior que a vontade de falar. “Tô gostando”.

Observando as netas de perto, a médica Luna Brasil listava a programação já cumprida ao longo das férias. “Tem que levar para a praça, para o cinema, para a piscina que é para distrair elas”, afirma. “A Luana é de Imperatriz e veio passar férias, então, tem que se programar para levar elas para se distrair”.

A ideia de levar as crianças à praça logo pela manhã foi compartilhada pela babá Solângela Fontes. Junto dela, os irmãos João Guilherme Otaviano e Mariana Otaviano brincavam, conversavam, se divertiam. Com os pés e mãos na areia, a ida à praça foi apenas mais uma das atividades desenvolvidas por eles nessas férias. “Eu também fui na casa do vovô. É lá em Goiânia”, lembrava João Guilherme.

Já Mariana aproveitava a brincadeira enquanto esperava a preparação da festinha de seu aniversário. “É meu aniversário, a mamãe vai fazer um bolo rosa”, comemorava. “Enquanto a família tá fazendo os doces para a festa, eles vieram aqui para brincar na praça. Eles gostam de vir para cá. Como são só eles dois, tem que trazer para eles brincarem”, explicou Solângela.

A brincadeira a dois durou pouco tempo. Bastaram alguns minutos para que um amiguinho recém-conhecido também se juntasse aos irmãos. Passando com o pai pelo local, o pequeno Otávio Macambira parou quando viu Mariana e João brincando na areia. Sem precisar dizer nada, logo foi convidado para participar da brincadeira. “Se ele ficar só em casa, fica irritado. Tem que vir passear na praça, ir no shopping...”, enumera Paulo Macambira, pai de Otávio. “Agora que ele encontrou um coleguinha, a brincadeira vai longe”.

Como estratégia para definir os melhores lugares para aproveitar as férias, Paulo afirma que deixa o filho escolher para onde quer ir. A rotina de diversão é pensada com antecedência. “A gente tem que se programar, ele tem três anos e já tem vontade”, afirma. “Hoje ele escolheu a praça”.

Dividindo os brinquedos sem se preocupar em se sujar, as três crianças aproveitavam ao máximo as férias que já terminarão na última semana do mês. Ainda assim, aos quatro anos de idade, João Guilherme dá o alerta. “Tem muito lixo aqui. Assim nem dá pra brincar direito. Isso vai acabar dando enchente”.

Já para as gêmeas Flávia e Geovana Lima, a melhor pedida nas férias é assistir à televisão. Aos onze anos, as duas dão preferência para os canais da televisão por assinatura. “A gente gosta mais de ficar assistindo TV”, confirma Geovana. “A gente gosta mais do canal da Disney para ver Hannah Montana (série de TV americana)”.

Antes acostumadas a acordar cedo, nas férias, as irmãs aproveitam para dormir até as 12h, quando começa a sessão de TV e jogos no computador. “O que mais gosto das férias é poder acordar tarde e poder fazer o que quiser”, revela Flávia.

Independente das atividades realizadas dentro de casa, a advogada Lucyana Lima, mãe das meninas, aproveita os finais de semana para passear com as duas. “Elas ficam muito tempo em casa e ficam meio indóceis, com energia acumulada, por isso, nos finais de semana a gente procura ir à praia, onde tenha piscina, no shopping...”.

Com uma agenda agitada durante o período letivo, quando precisam ficar em casa nas férias, as meninas sentem falta dessa agitação. “Elas pedem mais para sair, ficam entediadas. A gente fica preocupada de não poder proporcionar mais atividades, mas elas ficam com os avós e eles também dão uma investida para distrair”.

Para distrair as netas nos momentos de tédio, a avó Sônia de Lima afirma contar até com a ajuda da cachorrinha de estimação.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias