plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Com prévias hoje, PT quer definir candidato

Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) vão hoje às urnas escolher o pré-candidato à Prefeitura de Belém - que terá o nome referendado na convenção a ser realizada em junho deste ano. Serão 45 urnas espalhadas por 19 locais de votação e são espera

twitter Google News

Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) vão hoje às urnas escolher o pré-candidato à Prefeitura de Belém - que terá o nome referendado na convenção a ser realizada em junho deste ano. Serão 45 urnas espalhadas por 19 locais de votação e são esperados 9.011 petistas. Estão aptos a votar os que se filiaram à legenda há mais de um ano e estão em dia com a contribuição partidária.

A votação será manual porque, em virtude do plebiscito sobre a divisão do Estado, realizado em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não pôde ceder as urnas eletrônicas.

Para preparar a militância a votar, os candidatos participaram de oito debates que reuniram, no total, dois mil militantes.

O maior deles foi realizado no bairro da Sacramenta, com 600 pessoas. “A tônica dos debates foi a situação caótica dos serviços públicos em Belém”, contou o presidente do Diretório Municipal do PT em Belém, Apolônio Brasileiro.

As prévias do PT são fato inédito na história da legenda no Pará. Ainda sob a ressaca da derrota nas eleições ao governo do Estado, a direção petista aderiu ao velho ditado popular de fazer do limão (ausência de um candidato de consenso) uma limonada (um evento capaz de mobilizar a militância). A expectativa é de que ao escolher o candidato pelo voto direto dos filiados, o partido consiga mobilizar os petistas em torno de um único nome e dessa forma aumentar as chances de um vitória na disputa municipal em outubro. “Nenhum dos candidatos tem hoje apelo individual.

Quem quer que seja o escolhido, vai começar bem abaixo nas pesquisas, mas com a militância mobilizada, terá chances de crescer”, admite o deputado estadual Carlos Bordalo, um dos nomes mais fortes da disputa das prévias. O deputado diz que a expectativa é de que se repita - apenas com final diferente - o que ocorreu com a atual prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que nas eleições para o governo do Pará, em 2001, saiu do traço nas pesquisas e acabou chegando ao segundo turno perdendo para o tucano Simão Jatene por pequena diferença de votos.

“Os debates foram importantes pela participação dos militantes e pela maturidade dos candidatos. Fomos nos acostumando com a sistemática ao longo do processo. Qualquer que seja o candidato, o PT vai trabalhar com entusiasmo, e isso faz toda a diferença”, aposta o deputado petista.

O vereador Alfredo Costa elogiou o “alto nível do debate e a participação dos militantes”. Costa está no terceiro mandato de vereador e é um dos favoritos da disputa ao lado de Bordalo.

Além de Bordalo, que é da tendência Articulação Socialista, e de Costa, da Articulação Unidade na Luta, disputam as prévias o deputado federal Cláudio Puty, indicado pela tendência Democracia Socialista (DS); Fábio Pessoa, indicado pela Articulação de Esquerda; Paulo Gaia, que não está ligado a nenhuma tendência, além do delegado João Moraes, que articula um grupo com apoio do professor Mário Cardoso. Leia mais no Diário do Pará.


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!