A Universidade Federal do Pará é uma das quatro instituições com o maior número de propostas aprovadas no Edital Casadinho/Procad, promovido pela parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Edital teve por objetivo apoiar financeiramente a cooperação acadêmica entre grupos de pesquisa instalados em diferentes instituições, com vistas à consolidação dos programas de pós-graduação em que atuam.
A idéia é investir, principalmente, na mobilidade de alunos e professores de programas de pós-graduação stricto sensu. Cada “dupla” de universidades receberá, ao longo de quatro anos, 400 mil reais para investir nesses intercâmbios interinstitucionais.
“O programa propicia o compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de projetos de maior alcance e uma interação mais sistemática entre docentes e discentes dos grupos de pesquisa envolvidos. Os docentes alargam seu horizonte de pesquisa, e os discentes realizam estágios que elevam a qualidade de sua formação”, explica o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho.
Dos 200 projetos aprovados, 10 têm a participação da UFPA. Além dela, mais 75 instituições tiveram seus programas de pós-graduação beneficiados com o Edital, abrangendo todas as áreas de conhecimento.
“Uma das principais características do Edital é que a cooperação é sempre entre um curso de pós-graduação mais consolidado e um curso que está menos consolidado, isso serve para que um ajude o outro a crescer. Em nove das propostas das quais a UFPA participa, somos o curso menos consolidado, então as cooperações cumprirão, de modo especial, essa função de contribuir para o amadurecimento dos nossos programas de pós-graduação. O estímulo que essa parceria trará para os grupos envolvidos é extraordinário, e certamente repercutirá em seu desempenho acadêmico”, destaca o pró-reitor.
Foram contemplados os Programas de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, de Engenharia Química, de Geologia e Geoquímica, de Física, de Matemática e Estatística, de Geografia, de Antropologia, de Arquitetura e Urbanismo, de Linguagens e Saberes na Amazônia e de Neurociência e Biologia Celular.
A submissão de propostas ao edital Casadinho/Procad foi estimulada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que, por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (Paci), financiou algumas reuniões de trabalho entre os pesquisadores da UFPA e seus parceiros de outras instituições, com vistas à elaboração dos projetos. “Os pesquisadores da UFPA compreenderam a importância da oportunidade e realizaram um excelente trabalho. O resultado alcançado representa o aporte de 4 milhões de Reais a mais para a cooperação em pesquisa, um valor considerável, face aos orçamentos usuais dos programas de pós-graduação”, conclui Emmanuel Tourinho. (Ascom UFPA)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar