Antonio dos Santos Neto, advogado do deputado Alessandro Novelino, foi a única pessoa ligada à família do parlamentar que falou com a imprensa e deu detalhes sobre o acidente e as buscas pela aeronave em que viajavam as vítimas. O advogado acredita que uma pane mecânica pode ter sido a causa da tragédia.
Neto relatou que, primeiramente, foi feito um sobrevoo de helicóptero para a identificação do local do acidente. Segundo ele, um grupo de amigos, membros da família e de ribeirinhos, conseguiu chegar à ilha e localizar a aeronave. “Entramos por quase um quilômetro de igapó, conseguimos chegar ao local. Era um lugar de difícil acesso e nem o helicóptero do Salvaero conseguia se aproximar, devido à situação do linhão e das torres”.
Neto informou ainda que estava fora de Belém quando foi informado do acidente. “Recebi a notícia por meio da imprensa me perguntando se eu sabia de alguma coisa. Foi quando eu comecei a me inteirar da situação”.
A primeira expectativa, disse Antonio Neto, era saber se os ocupantes do avião estavam vivos e realizar o resgate das vítimas. “Quando avistei a cúpula da aeronave intacta, tivemos esperança de encontrá-los com vida, mesmo porque o avião não pegou fogo. Mas infelizmente não foi o que esperávamos. Acho que todo mundo estava esperançoso. Enquanto não tem a notícia e enquanto não vê, a gente continua com bastante esperança”.
LINHÃO
Segundo o advogado, a aeronave estava bastante destroçada pelo impacto com a mata no local da queda. Antonio Neto descartou ainda a hipótese da aeronave ter colidido com as linhas de transmissão de energia, como se chegou a especular. “O motivo (do acidente), que teria batido no linhão, não é verídico. Acredito que o piloto fez todas as manobras possíveis para tentar pousar em um descampado que tem debaixo das torres, mas aparentemente não houve nenhum tipo de contato”.
Antonio Neto comentou ainda que o piloto Roberto Carlos Figueiredo era muito experiente e que o avião pertencente a
Alessandro Novelino era constantemente revisado. Neto acrescentou que somente o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) poderá dizer o que realmente ocorreu. “A impressão que dá é que houve perda de motor. A Aeronáutica já está fazendo toda a parte de investigação, de perícia, os peritos estão indo para a área no domingo (ontem) e já recolheram documentos, diário de bordo, diário de manutenção. Agora só quem vai se posicionar a respeito disso é a Aeronáutica”.
IDENTIFICAÇÃO
Após o resgate dos corpos das três vítimas do acidente com o avião bimotor modelo Sêneca 4, prefixo PT-LAB, de propriedade do deputado estadual e empresário Alessandro Novelino, os cadáveres foram encaminhados para o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e liberados às famílias no sábado à noite, após passarem pelo reconhecimento e o exame de necropsia.
Os corpos chegaram ao CPC Renato Chaves por volta das 15h do sábado, depois de terem sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros na localidade de Genipaúba, próximo ao município de Acará. Os pertences das vítimas encontrados no local da tragédia também foram recolhidos e levados para o Instituto Médico Legal (IML). (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar