“Cento e uma máquinas, que custaram R$ 22 milhões, simplesmente sumiram da Prefeitura de Belém em 2005 e até agora ninguém nunca explicou por que isso aconteceu”. A denúncia é do vereador Augusto Pantoja (PPS), que, indignado com a situação, tenta protocolar a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos desvios nos recursos da macrodrenagem municipal.
Segundo ele, os aparatos seriam usados na limpeza e manutenção de canais, por meio de verba federal, mas nunca foram utilizados. Até o final da sessão de ontem, o vereador conseguira o apoio de cinco parlamentares e lutava pela assinatura de mais um membro da casa, o que daria as sete confirmações necessárias à abertura da CPI.
“Quando conversei individualmente com eles, todos me disseram que ajudariam, mas agora muitos desconversaram e preferiram não assinar. Devem ter ficado com medo de represália da gestão municipal”, opinou.
DEBATE
Em justificativa, os parlamentares que não assinaram a petição pedem mais debates sobre o assunto, audiências públicas e posicionamento do Ministério Público. Pantoja, entretanto, rebate. “Esse absurdo já é conhecido por todos. O próprio MP já se manifestou cobrando explicações da prefeitura”, garantiu.
Apesar da dificuldade, o vereador pretende conseguir ainda hoje as assinaturas necessárias para instaurar a CPI da Macrodrenagem. “Vamos investigar a fundo para onde foram desviadas essas máquinas e o que foi feito com o dinheiro público”, concluiu.
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informa que apenas quando tomar conhecimento oficial sobre o teor da denúncia do vereador Augusto Pantoja poderá se manifestar a respeito do assunto. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar