Um total de 447.642 declarações já haviam sido entregues em todo o Pará, até às 19h50 de ontem, conforme informações da assessoria de imprensa da Delegacia da Receita Federal em Belém. Um número bem acima da meta prevista de 437 mil declarações que foi superada por volta das 18h, seis horas antes do prazo previsto, quando 438.782 declarações já haviam sido entregues. Em todo o país, mais de 24,7 milhões de declarações já haviam sido entregues e a meta de 25 milhões deveria ser alcançada até á meia noite.
A meta foi ultrapassada no Pará, com antecedência, “apesar do expressivo quantitativo de contribuintes que deixaram para a última hora a prestação de contas com o fisco”, afirmou o delegado da Receita Federal em Belém, Armando Farhat. Segundo o ele, “isso significa que mais pessoas tiveram rendimentos melhores do que a própria Receita havia previsto, com base no crescimento do número de declarações dos últimos cinco anos”.
“Isso mostra a conscientização do contribuinte, em manter seu compromisso com o fisco e com a cidadania, já que é a partir dos recursos arrecadados que são feitos os investimentos necessários para manutenção de diversas obras e serviços públicos direcionados ao bem-estar da sociedade”, destacou o delegado.
Quem preferiu entregar a declaração incompleta a cumprir o prazo estipulado pode realizar a correção posteriormente. Não é a forma mais aconselhada por especialistas, mas é uma saída legal e amenizante de futuros problemas.
Foi a solução encontrada pelo administrador Carlos Batista. Sem conseguir reunir todos os comprovantes ele declarou com o que tinha e irá ajustar com a ajuda do irmão, que é contador. “Eu não percebi que precisava de tantos detalhes, comprovar coisas que eu achava desnecessárias e acabei me atrasando. Mas na próxima semana já colocarei o restante das informações, então acho que não vou ter problemas”, afirmou. Nesses casos, a restituição só vem no último lote e pode significar pagamentos com juros, caso haja imposto a pagar, explica Luiza.
Até o final da manhã de ontem não houve interrupções significativas no sistema e na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no prédio da receita, o clima era de tranquilidade. Apesar do grande número de pessoas no prédio poucas buscavam o serviço presencial e os dois terminais disponíveis às declarações podiam ser utilizados sem demora.
A jornalista Daely Cunha foi uma das que enviou os dados apenas no último dia, mesmo trabalhando na própria Receita Federal. “Eu falo tanto para as pessoas não deixarem para o último dia e acabei fazendo a mesma coisa. Mas já estou com tudo pronto no pen drive, falta apenas passar pro sistema”, justificou. O balanço final do IR será divulgado amanhã(02).
O QUE ACONTECE
Quem não declarou o Imposto de Renda pagará multa de no valor de R$ 165,74, podendo chegar até 20% do imposto devido. Além disso, pode ter transtornos de CPF e passaporte, que serão bloqueados até a regularização do Imposto de Renda pendente, e fica impossibilitado de participar de concursos públicos.
A Receita continua recebendo as declarações pelo site (WWW.receita.fazenda.gov.br), sendo apenas acrescido o boleto de multa.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar