Boletim médico divulgado domingo (06) atesta que o governador do Pará Simão Jatene foi mesmo vítima de uma virose, o que o impediu de comandar a comitiva paraense que embarcou no último sábado com destino à China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e com quem o Pará tem interesse de estreitar relações.

Os sintomas teriam aparecido na última quinta-feira. Jatene teve febre alta, desidratação e dores abdominais. O governador foi atendido pela médica Heloísa Guimarães, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que faz parte do corpo clínico do Hospital Ophir Loyola. Nos últimos três dias, o governador já se submeteu a dois exames clínicos, na última quinta-feira e no último sábado. Diante do quadro apresentando, o governador foi aconselhado a permanecer em Belém, cumprindo apenas agenda na residência, sob pena de ter seu estado de saúde agravado.

Jatene deveria ter embarcado em Belém, na última sexta-feira, com destino a São Paulo, de onde a comitiva de 44 paraenses embarcaria, na madrugada de sábado, para Dubai.

SUBSTITUIÇÃO
O governador foi substituído pelo vice, Helenilson Pontes, mas este não possuía visto para entrada na China, tampouco as vacinas exigidas para a viagem. Além disso, a mudança exigiu alterações no rigoroso cerimonial chinês. O cancelamento pegou de surpresa os integrantes da comitiva paraense. O deputado estadual Martinho Carmona, que já esteve na China sete vezes, acabou desistindo da viagem alegando que sua missão era ciceronear o governador.

A viagem para a China vinha sendo organizada desde o início do ano. A comitiva é formada por integrantes do governo como o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa. Além da China, a comitiva passará pela Malásia, onde tratará de parcerias na área do comércio do óleo de palma.

Ontem, a assessoria do governador distribuiu texto informado que, mesmo em Belém, onde se recupera bem, Jatene irá monitorar “em tempo integral” os passos da comitiva paraense. (Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS