Em reunião realizada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF), com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Superintendência da Agricultura do Pará (SFA/PA), foi definido o documento que será encaminhado ao Codex Alimentarius (código alimentar) sobre frutas vermelhas (berries). Na reunião foi questionada a classificação do açaí como integrante dessa categoria.
Segundo os fiscais agropecuários, o açaí não pode ser incluído entre as frutas vermelhas por vários fatores, entre os quais a produção no campo, diferente do morango, da framboesa negra, do mirtilo e outras espécies. Por isso, não se adapta às exigências definidas pelo Codex para frutas vermelhas, já que o açaí está incluso nas normas para frutas de forma geral. Os argumentos foram aceitos por todos os presentes.
Participaram da reunião os fiscais estaduais agropecuários, Ana Gabriela Polaro e José Severino dos Santos, ambos engenheiros agrônomos da Adepará, e o fiscal federal agropecuário José Carlos, da SFA/PA.
O Codex Alimentarius é uma coletânea de padrões reconhecidos internacionalmente como códigos de conduta, orientações e outras recomendações relativas aos alimentos, incluindo produção e segurança alimentar. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar