Moradores de vários bairros da capital amanheceram neste domingo tendo que recorrer ao velho balde para ter água em casa. Por causa de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, por parte da Rede Celpa, para os sistemas da Estação de Água Tratada (EAT) de São Brás, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), metade da cidade teve seu abastecimento de água suspenso por cinco horas, na manhã de ontem.
Desde 7h os moradores do Comércio, Campina, Reduto, Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Umarizal, Nazaré, Guamá, Condor, São Brás, Fátima, Canudos e Cremação ficaram sem uma gota de água nas torneiras.
Na casa do aposentado Raimundo Mário Cardoso, de 80 anos, morador do bairro da Cidade Velha, a solução foi armazenar o líquido em alguns baldes espalhados pela casa. “Fiquei sabendo ontem (anteontem) através dos jornais que não ia ter água. Por isso, enchi quatro baldes para que pudéssemos fazer algumas coisas aqui em casa”, justifica.
Para Raimundo, cortar o fornecimento, mesmo temporariamente, em um domingo, é um problema para o belenense. “Isso é um desrespeito com a população. Passar sete horas sem água é um absurdo. É um imenso transtorno”, reclamou.
Já para a assistente social Luciana Rodrigues, moradora do Umarizal, o jeito foi passar o dia fora de casa para não sofrer tanto com a interrupção temporária. “Tive que sair de casa durante a manhã. Não pude fazer nada. Até o almoço teve que ser comprado”, contou. Ela disse que para manter o mínimo dos serviços da casa que necessitam de água funcionando, foi preciso encher três baldes, dois recipientes grandes e dois pequenos.
O serviço de abastecimento foi normalizado às 13h, segundo a assessoria da Cosanpa. Ainda de acordo com informações da assessoria, não houve interrupção nos bairros do Marco e Pedreira.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar