A laje de uma residência em construção desabou na manhã de hoje (4), por volta das 11 horas, e deixou uma pessoa ferida. A casa, de dois andares, fica localizada na travessa Carlos de Carvalho, entre as travessas Tamoios e Mundurucus, bairro do Jurunas, em Belém.
O responsável pela obra ainda não foi localizado.Cerca de 10 trabalhadores estavam no local no momento do acidente. Segundo eles, a laje foi construída antes do período necessário para se sustentar.
Após a construção das paredes, seria preciso pelo menos 20 dias para que pudessem suportar o peso da laje, porém, com apenas quatro dias, a laje foi erguida e acabou desabando.
O trabalhador Antônio Carlos Ribeiro usava capacete e acabou atingido por uma estrutura de madeira. Com o acidente, ele ficou com o rosto e o pescoço feridos, sendo encaminhado às pressas para o Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, no bairro do Umarizal. Representantes do Sindicato da Construção Civil receberam a denúncia de que a obra não estaria cumprindo as normas de segurança e foram até o local.
De acordo com o coordenador de segurança do sindicato, Eduardo Visconde, a situação da obra é de total irregularidade. "Não existe engenheiro responsável pela obra, não existe registro no CREA- Pa (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará) e nem equipamentos de segurança", disse. Ele afirmou ainda que os trabalhadores estavam sem a proteção necessária. "Apesar de ser uma obra de pequeno porte, os equipamentos de proteção são necessários", disse. Eduardo informou ainda que o sindicato pretende entrar com uma ação no Ministério Público do Estado para que a obra seja embargada.
Ainda de acordo com os trabalhadores, este não seria o primeiro acidente ocorrido na obra. Uma parede já havia desabado e atingido outro trabalhador, que deixou o serviço com medo de sofrer um acidente mais grave. Eduardo disse também que até o momento,ninguém da empresa responsável pela obra entrou em contato para prestar atendimento ao trabalhador ferido. "Graças à Deus que ele não sofreu nada de grave. Foram apenas escoriações no pescoço, e ele foi atendido no PSM mas já foi liberado,mas ninguém da KVK Engenharia se manifestou sobre o acidente e nem sobre as irregularidades. O teto veio totalmente abaixo e os outros trabalhadores estão sem segurança para dar continuidade ao atrabalho" afirmou.
(DOL, com informações da RBATV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar