Os integrantes do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) se reúnem na noite de hoje (26) para avaliar a greve que já dura cinco dias e atinge os usuários do Sistema único de Saúde (SUS). Após reunião na manhã de ontem com a Secretária de Saúde de Belém Silvia Santos, a categoria recebeu uma nova proposta de Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) que está em fase de análise.
O diretor de assuntos jurídicos e defesa profissional do Sindmepa, Wilson Machado, sinaliza descontentamento dos médicos já que a elaboração do documento não teve a participação da categoria. "O documento foi feito pelo governo sem a participação dos médicos, esse projeto é desconhecido, estamos analisando", afirma o diretor do Sindmepa.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (Sesma), hoje o movimento no PSM da 14 de Março está dentro da normalidade.
Em nota, a Sesma informa que está garantindo recursos junto ao Ministério da Saúde, adquirindo novos equipamentos para hospitais e que a reforma de 23 unidades municipais de saúde e Casas do Programa Saúde da Família estão em processo licitatório.
A greve continua. A situação, segundo o Sindmepa, poderá se agravar ainda mais nos próximos dias. De acordo com Wilson Machado, o sindicato não para de receber denúncias de que a Sesma está em débito com vários especialistas, como traumatologistas e anestesistas, que estariam com os pagamentos do mês de junho suspensos.
Na tarde de ontem, foi a vez dos otorrinos anunciarem ao Sindmepa que podem suspender o atendimento de todas as cirurgias já a partir de 1º de julho se não houver revisão de valores. “No momento que tentamos apagar um incêndio aqui, surge logo outro ali”, lamenta Wilson Machado.
A Reunião das lideranças da greve dos médicos acontece hoje (26), às 19h, na sede do Sindmepa, em Belém. (DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar