Em todo o Estado mais de 5 mil vagas estão à espera de ‘concurseiros’. São exatas 5.373 oportunidades espalhadas de Belém à Porto de Moz, passando por Santarém, Ananindeua e Goianésia do Pará. Chances que ganharam força esta semana com a publicação do edital da Polícia Militar que, sozinho, oferece 2.180, postos para os 144 municípios paraenses.
Tantas vagas fazem a procurar por cursos preparatórios aumentar a cada novo edital. Mesmo com as férias batendo à porta, os locais multiplicam candidatos que lotam as aulas regulares, oficinas, maratonas e “aulões extras”. Na corrida pelo serviço público, garantem os especialistas, cada minuto faz a diferença.
Com experiência na preparação de candidatos há 20 anos, o professor João Francisco Libonati, diz a preparação para a conquista de uma vaga depende de dedicação individual e acompanhamento especializado. Para ele, procurar um cursinho preparatório é fundamental para alcançar o sucesso. “Tem candidato que estuda apenas em casa e passa no concurso, mas esses são minoria. O ideal é estudar em casa e no cursinho, contar com a experiência do professor que encurta o caminho e o faz perder menos tempo”, ensina Libonati.
As oportunidades para candidatos com nível superior, aumentam a cada dia. Para Libonati, essa será uma tendência na esfera pública. “A previsão é de que nos próximos cinco, seis anos as vagas se concentrem para candidatos com ensino superior. A exigência e os níveis das provas estão cada vez mais altos. Hoje, mesmo concursos que exigem nível médio, pede do candidato o conhecimento em disciplinas específicas como direito, por exemplo”, argumenta.
PREPARAÇÃO
Em busca de um “lugar ao sol”, planejamento, dedicação e renúncia são elementos indispensáveis. Edinaldo Alencar, 26 anos, há dois anos mantém um ritmo intenso de preparação. Autônomo, ele aproveita as horas vagas para exercitar e as dúvidas que surgem ele tira com o professor do cursinho preparatório.
Assim, ele pretende conquistar a tão sonhada vaga no serviço público. “Concurso público é uma escala. Um degrau de cada vez. A cada conquista você vai evoluindo. Busco a estabilidade que o serviço público oferece. As oportunidades com salários mais atrativos a gente vai galgando devagar”, acredita o ‘concurseiro’, que está se preparando para conquistar uma das 120 vagas para oficial combatente da Polícia Militar, sem tirar os olhos do concurso da Polícia Federal, que deverá ofertar vagas para ensino médio, ainda no segundo semestre deste ano.
Há menos de 20 dias, o engenheiro José Moraes largou o emprego na área de atuação pelo cargo de assistente administrativo do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb). Para ele, a estabilidade da função pública trouxe a tranquilidade de que precisava. “Trabalhei por quatro anos como temporário. A cada fim de contrato, era a mesma angústia. Então decidi que precisava dessa estabilidade”, pondera o funcionário público.
Recém-empossado, ele já se prepara para um novo desafio. “Passei em um concurso municipal e agora me preparo para o do TRT [Tribunal Regional do Trabalho]. Trabalho até às 14 horas. Vou direto para o cursinho e depois estudo por pelo menos duas horas em casa. O edital ainda não saiu, mas sei que a preparação deverá ser mais intensa desta vez”, afirma. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar