Uma assembleia marcada para a noite desta quinta-feira (5) reunirá representantes de sindicatos e associações das diversas categorias que atuam na saúde de Belém. Eles vão reunir em pauta única as reivindicações de todos os profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A reunião está marcada para as 19h, na sede do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).
Tal medida foi definida na assembleia da noite de ontem, na qual o Sindimepa dialogou com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa), Sindicato de Assistentes Sociais no Estado do Pará, Sindicato de Psicologia do Pará (Sindpsi), Sindicato dos Odontologistas no Estado do Pará, Sindicato dos Nutricionistas do Pará, Sindicato dos Trabalhadores em Saude no Estado do Para (Sindsaúde) e com as associações dos servidores do Pronto Socorro Municipal, dos funcionários do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), dentre outras.
Foram feitas várias sugestões para acrescentar aos pedidos do Sindmepa e compor a pauta única. Os profissionais frisam as precárias condições de trabalho para todas as categorias, a falta de medicamentos e equipamentos, o reajuste de vencimentos e a adequação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
De acordo com Wilson Machado, diretor de defesa profissional do Sindmepa, amanhã, um representante escolhido por cada sindicado e associação vai participar da assembléia e o documento contendo as reivindicações gerais será encaminhado á Sesma. A Secretaria então terá 10 dias para emitir uma resposta. Passado esse prazo, se os profissionais da saúde não obtiverem entendimento com a administração municipal, uma nova assembleia geral será convocada para definir os rumos da greve.
A paralisação dos médicos ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) já dura 14 dias e ainda não tem previsão de acabar. Médicos das unidades de saúde e Hospital de Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti estão atendendo com apenas 30% do efetivo.
Os médicos paralisaram as atividades no dia 20 de junho e prosseguem com a greve por tempo indeterminado, pois ainda não houve acordo com a Sesma. (DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar