O fluxo de veículos retornando para a capital começou no final da tarde de domingo. Na BR-316, o engarrafamento no sentido de entrada em Belém, por volta das 18 horas chegava à entrada de Mosqueiro. A chuva que se prolongou até a noite deixou o tráfego ainda mais lento e exigiu atenção redobrada dos condutores. O balanço da Polícia Rodoviária Federal será divulgado hoje, mas até às 18h de ontem três mortes foram registradas. No total, a Operação Férias Escolares 2012 já contabilizou sete acidentes com vítimas fatais.
O volume de carros passando pela Barreira de Ananindeua da PRF chegava a 55 por minuto no final da tarde de domingo. O número de acidentes também foi grande, um deles aconteceu exatamente na frente da barreira. A PRF Marisol Mota avalia que a maioria deles aconteceu por falta de atenção. “Quase todos esses acidentes são evitáveis. Ou acontecem por desatenção ou por imprudência”, afirma.
As três mortes nas estradas federais do Pará foram com motociclistas. Dois deles em Marabá e um em Dom Eliseu. Apenas dois foram identificados, Francisco Araújo Silva, 30, e José Roberto Oliveira da Silva, 39. A terceira vítima teria feito uma ultrapassagem perigosa e colidiu com um micro-ônibus.
Na semana passada a PRF registrou 42 acidentes nas rodovias federais, com três mortes, entre sexta e domingo. A maioria deles por má conduta dos motoristas, que ingerem bebida alcoólica ou, simplesmente, pela falta de atenção.
A operação conta com o apoio de mais de 400 policiais. A PRF trabalha em parceria com Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Agência de Regulação de Serviço Público do Estado do Pará (Arcon), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Companhia de Trânsito de Belém e de Ananindeua, CTBel e Demutran.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar