Durante o mês de julho, várias ações estão sendo realizadas para a campanha de prevenção a acidentes de trânsito. Em frente ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência - que registra neste mês o maior número de atendimentos do ano - os motoristas são orientados quanto a importância da utilização dos itens de segurança.
Segundo Pedro Anaisse, diretor geral do Hospital Metropolitano, julho sofre uma media de 20% de aumento nos atendimentos, em relação aos outros meses do ano. “Durante os finais de semana de julho, esse aumento chega a 100% em relação aos outros finais de semana do ano”, afirma.
As ações do “Verão da Paz” são promovidas pelo hospital e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
As estatísticas do Hospital Metropolitano mostram que, somente nos dez primeiros dias de julho deste ano, foram atendidos 237 pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 92 foram por colisão, 99 por moto, 3 por bicicleta e 43 atropelados. No mesmo período do ano passado, foram atendidos 200 pacientes.
Os acidentes com moto são os mais frequentes e os que acarretam, muitas vezes, em sequelas graves. “O acidente com moto é o mais grave porque o condutor está mais exposto e muitas vezes não usa proteção nenhuma. O acidente não acaba naquele momento, há sequelas permanentes”, afirma o médico Ruy Guilherme, do Hospital Metropolitano.
Materiais educativos estão sendo entregues para quem estiver saindo da cidade rumo aos balneários. Os principais destinos dos veranistas também terão reforço. “Nesse período sempre fazemos trabalho com as regionais de saúde, principalmente onde tem muito fluxo de turistas, como Santarém, Soure, Conceição do Araguaia e Salinópolis”, diz.
Estão sendo abordados temas como aids, hepatites virais, dengue e os acidentes de trânsito. Para reforçar o atendimento, há um efetivo de mais 250 profissionais de diversas áreas, como a saúde, para atuar na operação. O Hospital Metropolitano também terá mais uma equipe multiprofissional para reforçar os atendimentos durante os finais de semana.
CAUSAS
Dos 237 acidentes de trânsito, 92 foram por colisão, 99 por moto, 3 por bicicleta e 43 atropelados. No mesmo período do ano passado, foram atendidos 200 pacientes. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar