A travessia de Marudá para Algodoal neste domingo, 15, foi bastante movimentada. A ilha recebeu centenas de veranistas e também a primeira edição do projeto Escola de Surf Pororoca, realizada pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) com o apoio e patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O Governo do Estado também marcou presença com equipes da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), que desde a primeira semana de julho garante a fiscalização no embarque de passageiros tanto na rodoviária como no pier de Marudá, de onde saem os barcos que fazem a travessia.
“Desde a primeira semana de férias a travessia está ocorrendo sem problemas. Intensificamos a fiscalização neste fim de semana para evitar problemas como a superlotação e para garantir a segurança de todos. Todas as vinte e sete embarcações que fazem parte da frota estão cadastradas e foram vistoriadas por nossos agentes e pela Capitania dos Portos, que esteve ontem o dia inteiro acompanhando o embarque e desembarque de veranistas em Marudá”, explicou Sheila Campos, controladora da Arcon.
José Maria Rabelo, que é presidente da Cooperativa de Lancheiros da Ilha de Maiandeua/Marudá (Climam), avalia que apenas neste final de semana mais de 1.500 pessoas foram a Algodoal. E aprovou o trabalho desenvolvido pela Arcon. "Esse tipo de fiscalização é muito importante, pois garante aos visitantes a segurança e qualidade dos serviços oferecidos pelas embarcações, que precisam seguir as regras de segurança estabelecidas pelo órgão", explicou.
Segundo Rabelo, os lancheiros que fazem parte da cooperativa participaram de reuniões com representantes da Arcon antes do veraneio para padronizar os serviços oferecidos aos visitantes, desde a vestimenta dos lancheiros até o uniforme dos cooperados que trabalham na travessia. "O trabalho de fiscalização é válido pois mostra ao visitante que há toda uma organização para recebê-los e servi-los da melhor maneira. O movimento ainda está pequeno, mas a nossa expectativa é que o número de turistas aumente nos próximos finais de semana", detalhou.
Na ilha de Algodoal uma das opções de lazer para os veranistas foi a Escola de Surf Pororoca. Mais de cem crianças, jovens e adultos participaram, desde o sábado, 14, de aulas de surf promovidas pela Abraspo. A ação, que une entretenimento e educação, movimentou a praia da Princesa. “É uma grande satisfação para a Seel apoiar projetos como este. Nosso principal objetivo é fomentar e promover o esporte no Estado. No verão, a prática do surf é ideal, pois envolve esporte e diversão, além de promover as belezas naturais do Pará, como as praias de rio e de mar. A parceria com a Abraspo para a realização desse projeto justifica-se por entendermos que apoiar boas idéias relacionadas ao esporte , ainda mais no período de férias, é fudamental”, disse Marcelo Gonçalves, gerente de eventos da Seel.
Profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer acompanham as atividades do projeto, que no próximo final de semana também estará em Mosqueiro (21 e 22) e em Salinas (28 e 29). Cinco instrutores de surf atendem o público, que recebe noções de como subir e se posicionar na prancha. Antes de entrar no mar, os alunos fazem alongamento para evitarem cãimbras durante as manobras. “O projeto da escola itinerante é uma iniciativa que, além de promover o surf entre os jovens, pode ajudar a revelar novos talentos paraenses nesse esporte. Algodoal é um dos locais mais procurados por surfistas do estado e é no veraneio que eles aproveitam para explorar o que a ilha tem para oferecer. A Seel está de parabéns por apoiar esta iniciativa”, comemorou Noélio Sobrinho, presidente da Abraspo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará também esteve presente durante toda a ação. Nove guarda-vidas estão distribuídos na ilha de Algodal, nas praia da Princesa e da Lua Cheia e ainda no canal que dá acesso à zona praieira. “Estamos atentos a toda a movimentação dos banhistas e damos um apoio especial para o projeto da Escola de Surf, pois envolve a participação de crianças. Por enquanto não registramos nenhuma ocorrência, tudo está transcorrendo tranquilamente", explicou o sargento R. Costa, do CBM.
Próximos eventos
No dia 21 de julho o CBM promove a oitava edição da Travessia Marudá-Algodoal, a partir das 15h. Bombeiros e nadadores (profissionais e amadores) farão a travessia, que terá largada às 15h, da praia de Marudá. No dia 26 acontece a 4a Regata de Canoa à Vela organizada pela CICLAM, disputada por pescadores de toda a região nordeste do Estado. A expectativa dos organizadores é que mais de sessenta embarcações participem da regata, que tem largada prevista para as 13h, no Rio Marapanim. A chegada será no trapiche de Algodal, prevista para as 16h.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar