Duas bombas de gasolina de um posto da rede Iccar, localizado na BR-316, km 19, em Benevides, foram lacrados na manhã de hoje (30) por fiscais do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará). A ação aconteceu depois de uma denúncia feita ao órgão.
O trabalho dos fiscais começou por volta das 8h, mas não foi finalizado porque houve oposição à fiscalização. Com reforço de uma equipe da Polícia Civil, chefiada pelo delegado Adamor Pereira Junior, os fiscais retornaram ao posto e lacraram as duas bombas, cuja irregularidade já havia sido comprovada, além dar continuidade ao trabalho de fiscalização. Nenhum outro problema foi detectado.
As irregularidades são detectadas através do teste de vazão, que utiliza um recipiente metálico chamado medidor de volume padrão, cuja capacidade é de 20 litros. A margem de erro tolerada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é de 100 ml para cima ou para baixo e as bombas lacradas apresentavam erro de 200 ml.
“Pode parecer algo pequeno, mas que com certeza vai pesar no bolso do consumidor, que estava levando menos do que pagava. E o consumidor não deve se iludir achando que está pagando menos, pois sai no prejuízo”, disse Luiziel Guedes, presidente do Imetropará.
O posto foi autuado e a multa varia de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, de acordo com critérios definidos pelo Inmetro.
Salinas
No dia 21 de julho, o Imetropará realizou uma fiscalização surpresa em cinco postos de combustíveis de Salinas.
Os fiscais checaram se as bombas estavam funcionando corretamente e se a verificação anual foi feita de forma correta. Os postos foram todos aprovados, mas houve duas notificações consideradas leves, por causa de mangueiras rachadas e bicos vazando.
Havia ainda duas bombas com vazão maior, ou seja, o consumidor levava a mais do que pagava. Neste caso, como não há dano ao cliente, não há multa. (DOL, com informações do Imetropará).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar