17.769 candidatos concorrem às eleições municipais no Pará, sendo 478 candidatos a prefeito e 17.291 a vereador, nos 144 municípios do Estado. Até à meia-noite de ontem todos teriam que prestar contas dos primeiros gastos da campanha, além da receita, inclusive, doações recebidas. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral contabilizou que 87.9% dos candidatos a vereador do Pará cumpriram a obrigação eleitoral e quase a totalidade dos candidatos a prefeito, 92.6%, também apresentaram o relatório parcial das contas da campanha.
Os que ainda não enviaram a primeira parcial da contabilidade eleitoral ainda podem apresentar o relatório, mesmo após o encerramento do prazo inicial, dia 2 de agosto. A segunda parcial, contendo informações das receitas e gastos de campanha, partidos e candidatos devem enviar até o dia 2 de setembro.
A contabilidade final tem que ser apresentada à justiça eleitoral até 6 de novembro. Somente no julgamento final da prestação das contas de campanha é que os juízes eleitorais vão analisar a situação dos candidatos que apresentarem os relatórios, após os prazos determinados pela Resolução do TSE N° 23.376/2010.
Também é obrigatório na prestação final da campanha que sejam informados valores especificados por receitas e doações de empresas financiadoras ou pessoas físicas. Todos estes dados farão parte da análise judicial para aprovação ou rejeição das prestações de contas eleitorais dos comitês financeiros dos partidos e candidatos a prefeito e vereador.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar