O músico e pesquisador Luizinho Lins é convidado desta terça-feira (7), da nova temporada do projeto “Oralidades”. O projeto abre espaço para que pesquisadores, artistas, mestres populares compartilhem experiências e pesquisas sobre a musicalidade e cultura da região amazônica. O evento ocorre na sede do Instituto, às 19h, e tem entrada franca.
Historiador por formação, Luizinho aprendeu a tocar banjo e percussão de carimbo de forma autodidata. Já desenvolveu pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) estudos sobre banjo amazônico e trabalha no desenvolvimento de um método de escrita dos ritmos, sotaques e afinações desse instrumento musical.
“O banjo integra grande parte das manifestações musicais mais populares do estado do Pará. Sua sonoridade percussiva é rica de variações e sua praticidade e baixo custo na construção são outros motivos por sua presença nessas manifestações populares”, pontua Luizinho.
No bate-papo desta terça, Luizinho Lins vai discutir a estrutura e múltiplas funções do elemento percussivo na cultura popular musical do Pará. “Depois tratarei especificamente sobre os sotaques [as variações da forma se tocar] do carimbó de forma prática e teórica, com execuções musicais no banjo, numa metodologia desenvolvida para pessoas que não precisam ter conhecimento musical”, adianta ele.
SERVIÇO
Projeto Oralidades apresenta o “Banjo Amazônico”. Nesta terça-feira (7), às 19h, na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, localizado na rua Boulevard Castilhos França, 738, em frente à praça dos Estivadores. Entrada franca. Realização do Instituto Arraial do Pavulagem.
(DOL, com informações da assessoria)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar