De 18 a 24 de agosto acontece a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal de crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de acordo com o Calendário Básico de Vacinação. A abertura oficial acontecerá neste sábado, 18, às 8h30, no Salão Paroquial da Igreja de São Domingos de Gusmão, em Belém, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Pastoral da Criança.
A Campanha também marcará a implantação da vacina pentavalente DTP/HIB/HEP B, que protege contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae B e hepatite B); e da vacina injetável contra poliomielite (VIP) na rotina da vacinação nos postos de saúde.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, a Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação prioritária do Ministério da Saúde desenvolvida em conjunto com Estados e Municípios. “O envolvimento das três esferas de poder nas ações de imunização tem confirmado resultados exitosos no Brasil, como no caso da erradicação da varíola e manutenção da erradicação da poliomielite e sarampo, e controle do tétano neonatal e acidental, febre amarela e meningites causadas por haemophilus influenzae B e meningococo. E ainda tem sido fundamental para ampliar a proteção vacinal das crianças contra o pneumococo”, destaca a coordenadora. “É indispensável atingir e manter coberturas vacinais altas e homogêneas para cada vacina, pois só assim é possível garantir que determinado agravo prevenível por vacina esteja sob controle da saúde pública”, acrescentou.
Os objetivos específicos da Campanha são: aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada; melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios; manter eliminação do sarampo e da poliomielite; intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite e DTP, e 2ª dose da Tríplice Viral, em especial na faixa etária de quatro a cinco anos; e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos.
A meta é vacinar 58.082 crianças contra hepatite B, 31.707 contra difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B, 45.827 contra rotavírus, 58.242 contra febre amarela, 47.285 contra poliomielite (vacina oral), 52.449 contra a meningite meningocócica C, 42.077 contra o pneumococo e 47.036 contra sarampo, caxumba e rubéola.
Jaíra lembra que a vacinação é seletiva, por isso alerta os pais e responsáveis que todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas ao posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. “Todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação da criança estarão disponíveis para essa ação, portanto este é o momento de os municípios resgatarem suas coberturas vacinais”, enfatizou.
É importante ressaltar que a partir deste ano não haverá mais a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, como acontecia antes, por isso é importante que as crianças participem maciçamente da campanha anual contra a doença que geralmente é realizada durante o mês de junho, oportunidade em que ainda será utilizada a vacina em forma de gotinha. Jaíra informa, ainda, que por ocasião da Campanha, a Coordenação Estadual de Nutrição da Sespa também implantará na Região Metropolitana de Belém a administração via oral da vitamina A.
Serviço: A Coordenação Estadual de Imunização funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro da Campina, em Belém. telefone : (91) 4006-4311.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar