Neste sábado (18) inicia a Campanha Nacional de Atualização Vacinal. Os responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos de idade a unidades de saúde e postos de vacinação para atualizar o esquema vacinal. As cadernetas de saúde devem ser avaliadas para verificar quais vacinas devem ser tomadas.
“Todos devem comparecer e só recebe a vacina quem estiver sem uma ou outra dose, de acordo com a necessidade. Queremos aumentar a proteção vacinal contra doenças e garantir a erradicação da poliomielite”, explica a coordenadora estadual de imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Jaíra Ataíde. A meta é que, pelo menos, 95% das crianças menores de cinco anos de idade recebam todas as vacinas necessárias.
A campanha vai até o próximo dia 24, mas todas as vacinas continuarão a ser disponibilizadas nos postos de saúde após este período. “Depois disso, quem estiver com esquema vacinal incompleto pode ir a qualquer posto de vacinação para atualizar”, garante. Em todo o Estado existem 1.735 postos de vacinação, funcionando das 8h às 17h.
Estarão disponíveis na campanha todas as vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação. São elas: Hepatite B, Tetravalente, Rotavírus, Febre Amarela, Meningocócica C e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
A coordenadora alerta para a importância de não esquecer o cartão de vacinação da criança. “É ele que vai nortear para sabermos quais vacinas são necessárias. Aqueles que estiverem em dia com a vacinação serão apenas orientados sobre as doses de reforço”, afirma.
POLIO
A segunda etapa de vacinação contra a poliomielite também inicia hoje, em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além das unidades de saúde, postos fixos (como supermercados e praças) também serão montados para atendimento à população.
A vacinação é direcionada às crianças menores de cinco anos de idade e vai até o dia 24 de agosto. Na primeira etapa da campanha, em julho deste ano, 109 mil crianças foram vacinadas na capital.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar