Técnicos da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fizeram, no período de 6 a 21 deste mês, no município de Chaves, na ilha do Marajó, a operação Gota, uma ação em parceria com o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde e Aeronáutica, com a participação da Coordenação de Imunizações do município. A finalidade foi garantir a vacinação para a população que mora em áreas de difícil acesso, aonde só é possível ir de avião, helicóptero ou barco.
Criada em 1993, a iniciativa do Ministério surgiu por meio de um termo de cooperação técnica para uso de horas-vôo em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), nas ações de vacinação que envolvem os Estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataide, o trabalho permite melhorar as coberturas, atualizar o calendário vacinal e assegurar o acesso à população dos municípios onde estão localizadas, diminuindo as chances de ocorrência de agravos imunopreveníveis.
“A ação possibilita também a maior integração entre as equipes de saúde local e suas comunidades rurais e indígenas, além de ampliar as atividades do Estado na região. Permite ainda o estreitamento dos laços entre as três esferas de governo, consolidando a corresponsabilidade na gestão dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou a coordenadora.
O Pará foi contemplado com 30 horas e 25 minutos de voo de helicóptero, que foram usadas para a vacinação da população que mora em 19 localidades no entorno do município de Chaves. A operação atendeu 1,3 mil pessoas entre crianças e adultos, e aplicou 1.824 vacinas, das quais 132 doses da triviral para a prevenção de sarampo, caxumba e rubéola,156 doses de hepatite B, seis de BCG, 26 doses de meningocócica C, entre outras importantes. A equipe foi coordenada pelas técnicas da Sespa Regina Saldanha e Suzani Malheiros. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar