plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vestibular da UFPA será mesmo dia 9 de dezembro

Em decisão tomada durante a reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA), a Universidade Federal do Pará decidiu manter a aplicação da prova do Processo Seletivo 2013 para o dia 9 de dezembro. O edital foi apro

twitter Google News

Em decisão tomada durante a reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA), a Universidade Federal do Pará decidiu manter a aplicação da prova do Processo Seletivo 2013 para o dia 9 de dezembro. O edital foi aprovado integralmente e contém mais de 100 itens, como o calendário do PS 2013.

A reunião contou também com a presença de professores e estudantes da universidade, da Escola de Aplicação e de escolas públicas, que manifestaram opiniões divergentes sobre o adiamento na data do vestibular da Instituição, proposto em função da greve dos docentes da UFPA, que já dura aproximadamente três meses.

O edital será publicado até a próxima sexta-feira, 14, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA). Para o vestibular 2013, serão ofertadas 8.569 vagas, sendo 4.128 na capital, 3.420 no interior e 1.021 no Sistema de Inclusão. Este número representa um aumento de mais de 10% em relação ao Processo Seletivo de 2012.

Entre as novidades do concurso está a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013. Há ainda a oferta de dois cursos novos em Belém: Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA); e Engenharia Biomédica, com 40 vagas, sendo este com duas entradas, do Instituto de Tecnologia (ITEC).

Para os campi do interior, a oferta é de três cursos novos, sendo dois em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação). Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais); e um para Tomé-Açu (Letras- Língua Inglesa).

PROVAS

O Processo Seletivo da UFPA 2013 será realizado em duas fases. A primeira corresponde às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2012, que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. A segunda fase será no dia 9 de dezembro deste ano, das 13h às 17h, executada pelo Centro de Processos Seletivos.

O candidato que não tiver realizado inscrição no Enem 2012 terá sua inscrição rejeitada no Processo Seletivo. Também estabelece a realização de exame de habilidades para candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O desempenho dos candidatos no Processo Seletivo será constituído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: provas do Enem 2012 (1° fase) e prova objetiva da UFPA (2° fase). O candidato que obtiver nota bruta igual a ZERO em mais de 2 (duas) disciplinas da prova da 2ª Fase será automaticamente eliminado. (Com informações da Ascom/UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!