A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar deflagraram a operação Brenho, na região da rodovia Trans-Cametá, para fiscalizar e impedir as atuações clandestinas na exploração florestal. Os fiscais ambientais da Sema percorreram, de 10 a 22 deste mês, os municípios de Cametá, Portel e Tucuruí.
Em Tucuruí, um caminhão foi flagrado com uma carga de 22 metros cúbicos de toras de madeiras em desacordo com a Guia Florestal apresentada aos fiscais. O veículo também continha uma espécie de madeira – timborana – não relacionada no documento de autorização do transporte ambiental. A carga foi apreendida e levada para a empresa proprietária.
Segundo o coordenador da operação, fiscal da Sema Marco Aurélio Xavier, no pátio da empresa foram encontrados e identificados como produtos florestais explorados ilegalmente 535 metros cúbicos de madeiras em toras de diversas espécies, entre elas melancieira, timborana, louro e taxi.
“A madeira apreendida ficou no pátio da serraria, que é fiel depositária de todo o material apreendido, sem poder negociá-lo. Agora os autos de infração serão encaminhados ao setor jurídico da Sema para as devidas providências legais. Os autuados têm prazo de 15 dias para recurso”, explica o fiscal.
Na zona rural de Cametá, foram desmontadas três serrarias que funcionavam de forma clandestina. No mesmo município e em Portel foram apreendidas três motosserras, três espingardas calibre 20 e 17 armas caseiras. Todo o armamento ficou com o BPA, para ser posteriormente encaminhado à Polícia Federal. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar