NOTÍCIAS PARÁ

Colaborador da Nasa faz palestra em Belém

Natural do Mato Grosso do Sul, Paulo Antônio de Souza Júnior é um dos cientistas brasileiros a fazer parte do pelotão de elite da Nasa, colaborando com o programa de exploração de Marte. Seu trabalho nessa área é muito conhecido e ele fará uma apresentação do assunto para os pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV) - Desenvolvimento Sustentável e grupos ligados aos diversos programas de pós-graduação situados nas instituições paraenses. A palestra “Você e a Exploração de Marte” acontece amanhã, no auditório do ITV, em Belém.

Marte exerce um enorme fascínio sobre o imaginário humano e isso impulsionou o interesse do homem pelo planeta vermelho. Em sua palestra, Paulo de Souza proporcionará aos convidados uma viagem no tempo, visitando Marte como era conhecido pelos primeiros astrônomos até as últimas imagens registradas pelo jipe Curiosity. A palestra é repleta de imagens e vídeos fascinantes registrados no planeta pelos equipamentos da Nasa, e é muito apropriada para o público em geral.

Ao trazer relatos do seu envolvimento profissional com o Programa da Nasa para a Exploração de Marte, o cientista brasileiro trará uma perspectiva única sobre a importância das análises do planeta vermelho, sobre o que sabemos e ainda desconhecemos a respeito dele, e o que devemos esperar no futuro dos estudos do solo de Marte.

PARCERIAS

O cientista também cumpre agenda de estabelecimento de parcerias científicas e tecnológicas entre a Universidade da Tasmânia (UTAS), Austrália, onde é professor titular, e o Instituto Tecnológico Vale, em Belém. O convênio de cooperação entre ITV e UTAS tem como objetivo a realização de projetos de pesquisa em monitoramento ambiental e programas de sensoriamento, desenvolvimento sustentável, gestão da água, mudança climática, entre outros.

Paulo de Souza já dispõe de dois projetos que serão estudados por meio da parceria ITV e Universidade da Tasmânia. Um projeto é sobre o desenvolvimento de uma plataforma integrada de hardware e software para monitoramento ambiental; e o outro é a criação de sensores miniaturizados que permitirão a coleta de dados de grandes áreas e com baixíssimo custo.

INSTITUTO

O Instituto Tecnológico Vale contribui para a difusão da imagem inovadora da indústria da mineração, na expansão do conhecimento e, por isso, nas novas fronteiras do negócio da Vale, de maneira sustentável. É uma instituição que trabalha para criar possibilidades futuras, por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, em parceria com a comunidade científica mundial.

Além de colaborador da Nasa, Paulo de Souza é professor titular da Universidade da Tasmânia (Austrália), pesquisador titular visitante do Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável, graduado em Física e Mestre em Engenharia Mecânica pela UFES. Recebeu o título de Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Johannes Gutemberg de Mainz (Alemanha).

Paulo trabalhou na Vale no Brasil e em centros de pesquisa na Europa. Foi diretor de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia de Informação e Comunicação da Agência de Pesquisa do governo australiano na Tasmânia. Publicou mais de 200 artigos científicos, diversos livros e patentes. É coautor de texto reconhecido pela revista Science como o melhor artigo científico de 2004.

(Diário do Pará)

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!