plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acordo regulariza obras do BRT

Um acordo fechado na manhã de ontem entre Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) parece pôr fim ao impasse em relação ao andamento das obras do BRT (sigla em inglês para ônibus rápido) na área do anel viário do ent

Um acordo fechado na manhã de ontem entre Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) parece pôr fim ao impasse em relação ao andamento das obras do BRT (sigla em inglês para ônibus rápido) na área do anel viário do entrocamento.

Após reunião na quinta-feira (27) e visita às obras na manhã de ontem (28), Governo e Prefeitura decidiram elaborar um termo de compromisso que deverá ser entregue à Justiça do Estado do Pará na próxima segunda-feira.

No documento, a prefeitura compromete-se a, no prazo máximo de 60 dias, deslocar em três metros da adutora da Cosanpa, um dos pilares de sustentação do elevado em construção (que hoje está a apenas 30 centímetros da estrutura). A Cosanpa, por sua vez, garante que a partir da assinatura de cumprimento do acordo, pedirá a suspensão da liminar que impede o andamento das obras naquele trecho.

Os detalhes foram fechados durante a visita dos técnicos que, de acordo com a assessoria da Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE) foi fechada à imprensa. A partir dessa assinatura, as partes garantem que não haverá nenhum prejuízo ao abastecimento de água para as cerca de 350 mil pessoas que vivem no entorno da obra.

PARALISAÇÃO

O pedido judicial de paralisação das obras do BRT no trecho localizado no anel viário do Entroncamento feito esta semana levou em consideração aspectos técnicos. A discussão começou em janeiro, quando a Prefeitura de Belém solicitou à Cosanpa o cadastro de água e esgoto da área do Entroncamento, já considerando a implantação do BRT.

Em julho, o surgimento das primeiras reclamações de moradores sobre a falta de água no bairro Castanheira levou a um visita técnica da Cosanpa ao local que acabou constatando além da causa do problema (o corte de uma rede de distribuição de 100 milímetros feita sem autorização dentro do canteiro de obras), a construção de um pilar de sustentação do elevado muito próximo a adutora de 900 milímetros, responsável pelo abastecimento de água de parte de Belém, Ananindeua e, futuramente, com a conclusão das obras do PAC 2, Marituba.

Esses problemas originaram a ação na Justiça sob justificativa de possível inviabilidade de intervenções emergenciais para substituições ou reparos na rede de distribuição de água para a área.

Ônibus faz viagem experimental

A partir das 10h, será realizada mais um viagem experimental feita por um dos ônibus que integram o sistema Bus Rapid Transit - BRT. A primeira viagem experimental aconteceu ontem à noite, no corredor da Almirante Barroso. O coletivo, com capacidade para 171 passageiros, chegou à Belém na semana passada.

A demonstração de hoje também será feita no corredor expresso da Almirante, partindo da estação da travessa Perebebuí, próximo ao Bosque Rodrigues Alves.

Na presença do Prefeito Duciomar Costa e da gerente da Unidade Gestora de Projetos Especiais da PMB, Suely Pinheiro, serão apresentados os motoristas que estão sendo qualificados para operar os ônibus especiais, o sistema de sincronização dos semáforos para o trânsito do BRT e a estrutura das estações de embarque e desembarque de passageiros. Representantes de universidades públicas e privadas e das diversas esferas do poder público também participam da programação.

Esta viagem experimental ocorre nove meses após o início das obras de implantação do Sistema BRT.
De acordo com a prefeitura, o BRT Belém vai ter dois corredores expressos capazes de diminuir em até 60% o tempo de viagem, e assim desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. São esses os principais objetivos do sistema que começa a ser implantado no mês de outubro em Belém. O projeto também contempla a avenida Augusto Montenegro, cujas obras estão previstas para serem entregues até o final de 2013.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias