plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Áreas desmatadas aumentaram

A alta abrupta no índice de supressão vegetal na Amazônia verificada em agosto e setembro pelo Inpe não foi registrada pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), monitoramento paralelo mantido pelo Imazon. Mas os pesquisadores do instituto confirmam qu

twitter Google News

A alta abrupta no índice de supressão vegetal na Amazônia verificada em agosto e setembro pelo Inpe não foi registrada pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), monitoramento paralelo mantido pelo Imazon. Mas os pesquisadores do instituto confirmam que, no acumulado, a tendência de queda do desmatamento vem perdendo força nos últimos meses.

Em agosto, o SAD registrou 232 quilômetros quadrados, número que não deve ter grande variação em setembro - o dado exato será divulgado na quinta-feira pela entidade. “No último mês, tivemos uma pequena queda no desmatamento, mas a degradação aumentou”, afirma o pesquisador Heron Martins, que participa da elaboração dos boletins mensais da Imazon.

Segundo ele, o aumento do desmatamento é natural nesta época do ano por conta dos incêndios, criminosos ou não. “É característico que, a partir de julho, a Amazônia passe por um processo de estiagem”, afirma o pesquisador. “Há menos nuvens e isso favorece não só a detecção, mas o próprio desmatador. É mais fácil botar fogo na floresta em períodos secos”.

Mesmo assim, o ritmo de queda de desmatamento tem preocupado os especialistas - regiões que recebem projetos hidrelétricos, como Rondônia e o norte de Mato Grosso, são as que têm apresentado maiores índices, segundo Martins.

O Ministério do Meio Ambiente alterou o critério para a inclusão no ranking de cidades que mais desmatam. Áreas que apresentarem aumento em pelo menos dois dos últimos três anos passarão a integrar a lista. Até o mês passado, o critério era de crescimento em três dos últimos cinco anos.

No início do mês, Anapu e Senador José Porfírio, no Pará, foram incluídos na relação de 52 municípios que são tratados como prioridade.

(AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!