O recadastramento do Programa Bolsa Família em Mosqueiro, que encerra hoje, causa revolta nos beneficiários do programa, que é gerenciado pelas prefeituras. Ontem à noite, cerca de 500 pessoas estavam na fila, em frente ao prédio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), na rua da Bateria, onde está sendo feito o recadastramento. A fila só aumenta, mas a quantidade de senhas para atendimento é limitada a 400 normais e 100 para as prioridades por dia.
Os pais, que sofrem com o calor, sem poder tomar banho, com fome, com o desconforto de dormir no chão e até a falta de banheiro (improvisado no mato), criticam o atendimento dos funcionários, que tem contribuído mais ainda para a revolta. A dona de casa Viviane Machado, mãe de dois filhos, disse que “eles são muito ignorantes, a gente faz uma pergunta e eles só faltam bater na gente”. Roberta Socorro Paixão, também dona de casa e mãe de uma filha, diz que os R$ 102 que recebe “é uma grande ajuda porque não trabalho e não tenho marido, mas não precisamos passar por esse constrangimento todo. Estou aqui desde a madrugada de ontem (anteontem)”.
A Funpapa disponibilizou 1.500 senhas para o recadastramento, desde terça-feira (23), o que significa que muita gente não vai ser atendida. Único funcionário da Funpapa no local, o vigia Miguel Ferreira, disse que quem está fazendo confusão são os pais. “A maioria que está aqui não precisa se recadastrar”, explica. O recadastramento é para quem está há dois anos sem se recadastrar. Quem não conseguir, só poderá se recadastrar na Secretaria do Bolsa Família, em Belém, na Rodovia Augusto Montenegro, Passagem Maria das Graças, a partir da segunda quinzena de novembro.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar