No Dia Nacional do Cirurgião-dentista, comemorado no dia 25 de outubro, o Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO/PA) alerta para os cuidados da saúde bucal. Além de ser preciso estabelecer uma rotina de visita ao consultório odontológico, a presença de um cirurgião-dentista de confiança e habilitado é fundamental.
Segundo o presidente do CRO/PA, Roberto Pires, o recomendado é uma consulta a cada seis meses. “Esse tempo pode variar de acordo com a necessidade ou dependendo do estado da saúde oral. O dentista pode recomendar visitas mais frequentes", explica.
A correção dentária com a colocação de aparelhos ortodônticos, os implantes dentários e o clareamento dental, além dos tratamentos preventivos e profiláticos da cavidade bucal, sãoos procedimentos mais procurados nos consultórios.
Mesmo com a grande procura, os profissionais sentem a necessidade de conscientização sobre uma correta higienização. Uma boa escovação dos dentes, o uso do fio dental, a limpeza da língua e o uso de enxaguatórios com flúor são fundamentais.
CÂNCER
O cuidado com a saúde bucal também é fundamental para quem tem câncer. “Não só é necessário como é recomendado, visto que os tratamentos oncológicos podem trazer sérias consequências para a cavidade bucal, como a redução de saliva, suscetibilidades a inflamações e infecções e enfraquecimento da estrutura dental”, reforça Pires.
PROGRAMAÇÃO
Na manhã de hoje (25), cirurgiões-dentistas assistiram uma palestra com diversos doutores. No período da noite, o tema será “Dor Odontogênica”, com o Dr. Helder Rebelo Pontes.
Já no sábado (27), o CRO/PA se mobiliza em uma ação de cidadania no shopping Pátio Belém, das 10h às 18h, onde o público terá acesso a informações sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de boca e outras patologias bucais.
O encerramento da programação será com o Torneio de Futebol da Odontologia do Pará (Odontobol), no Estádio Evandro Almeida, o Baenão, também no sábado, a partir das 8h. Cada participante doará um 1kg de alimento não perecível que será destinado posteriormente a uma instituição de caridade.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar