Uma operação de rotina, realizada na semana passada, pelas equipes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Pará (Inmetropará) encontrou irregularidades em balanças de penhor da Caixa, na grande Belém.
De acordo com as primeiras informações do Inmetropará, 24 balanças utilizadas nas agências foram reprovadas, 11 registravam o peso menor do que o real. "Mesmo nos casos em que o peso registrado era maior, o consumidor também era prejudicado, pois tinha de pagar um juro maior pela joia penhorada. Também foram encontradas balanças com plano de selagem ausente ou violado, o que permite a manipulação do equipamento por pessoal não autorizado", informou o instituto.
A Caixa foi notificada no mesmo dia e os equipamentos foram lacrados e devem ficar sem uso até que uma nova perícia seja feita e os problemas tenham sido solucionados. Clientes que acham que podem ter tido prejuízo devem procurar uma agência para conversar com a instituição.
Nesta quarta-feira (31) o presidente do Imetropará, Luiziel Guedes, fará uma entrevista coletiva no início da tarde onde dará mais informações sobre o caso.
A reportagem do DOL tenta contato com a assessoria da Caixa em Belém.
(Kleberson Santos/DOL com informações do Imetropará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar