A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada hoje, às 12h, horário de Belém. Para ter um bom desempenho, muitos candidatos aproveitaram o feriado de Finados para estudar. “É mais pra conter o nervosismo. O que a gente tinha que aprender, já aprendeu”, considera a estudante Beatriz Arêde, 17. Amanhã, além das questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, os candidatos terão que fazer uma redação.
Nos colégios, foram quase nove horas diárias de preparação para o vestibular. “A gente passa mais tempo aqui do que em casa”, compara a estudante Marina Freire, 17. Alguns candidatos ainda somaram aulas particulares de redação aos estudos. “O professor apresentava o tema e a gente tinha que desenvolver uma redação”, conta a estudante Natália Sarmanho, 17, que faz aulas de redação durante três horas, duas vezes por semana.
O segundo dia de provas é o mais cansativo, na opinião de Marina. Ela fez o Enem no ano passado, para testar as habilidades. “Você faz a prova no primeiro dia e no segundo não quer nem ir”, diz. “Às vezes, o texto é desnecessário e você perde tempo e se cansa. Então, vejo se consigo responder logo pelo comando”, afirma.
Controlar o nervosismo é uma das tarefas mais difíceis. Por isso, elas já checaram todos os itens necessários para a realização da prova, desde o cartão de inscrição à caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente. “Eu vou levar cinco”, comenta Beatriz, que almeja uma vaga no curso de medicina.
O objetivo das três estudantes é alcançar uma boa nota no Enem – que será usado como a primeira fase no Vestibular 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Apesar da prova ser considerada cansativa, as estudantes não gostariam que fosse usada como único meio de ingressar na UFPA, como ocorre em outras universidades federais do país.
NÚMEROS
Em todo o Brasil, mais de seis milhões de estudantes devem fazer a prova do Enem. Os portões de acesso são abertos às 11h e fechados às 12h, horário de Belém. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
VACILOS
O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização, tem em 2012 a quarta chance de realizar um novo Enem sem problemas. Desde 2009, houve falhas. Primeiro, o Estadão avisou o MEC do vazamento das provas e o exame foi cancelado. No ano seguinte, houve falhas na impressão e o tema da redação vazou na Bahia. Em 2012 foi a vez de um colégio do Ceará distribuir, semanas antes do exame, questões idênticas às que caíram nas provas.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar